A espera foi longa mas parece ter valido a pena: o novo Cupra Tavascan tem todos os ingredientes para entusiasmar os adeptos da marca espanhola.
Quase quatro anos passados sobre a apresentação do protótipo no salão automóvel de Frankfurt, são poucas as diferenças que revela.
O SUV coupé é construído sobre a mesma plataforma MEB em que são montados os Volkswagen ID.5 e Skoda Enyaq.
A dianteira incisiva, marcada por faróis afilados e largas entradas de ar sob uma grelha fechada, dá conta do cuidado colocado na aerodinâmica do Tavascan.
De lado, percebe-se uma linha de cintura a subir de forma acentuada para terminar numa traseira com os farolins unidos por uma faixa luminosa.
Destaque ainda para o símbolo da Cupra iluminado e para o difusor agressivo, com o conjunto a ser realçado pelas jantes aerodinâmicas de 19 a 21 polegadas.
As dimensões do Tavascan estão ao nível dos seus rivais: 4,64 metros de comprimento por 1,86 de largura e 1,60 de altura.
A distância entre eixos atinge os 2,77 metros com a bagageira a oferecer uma capacidade de 540 litros.
Se as formas do Tavascan por fora já agradam, o interior dá o carácter desportivo que sempre distinguiu a Cupra.
À frente, condutor e "pendura" são brindados com uma espécie de espinha dorsal a subir da consola central para se estender pelo tabliê e prolongar-se pelas portas.
O tom prateado é misturado com os detalhes em cobre dos puxadores das portas e do filete maciço que esconde as saídas de ar.
A parte superior do tabliê é dominada pelo ecrã táctil multimédia de 15 polegadas, com ligação sem fios a Android Auto e Apple CarPlay.
O visor está ainda combinado com uma barra táctil retro iluminada para ajustar a climatização e o volume do rádio, bem como o controlo por voz.
A Cupra afirma que o acesso ao sistema de infoentretenimento é mais intuitivo e personalizável, graças a um novo interface Homem-Máquina.
A dimensão do ecrã multimédia faz parecer o painel de instrumentação ainda mais pequeno do que as 5,3 polegadas que mede.
Além das informações essenciais à condução, pode ser complementado com um visor head-up de realidade aumentada.
Os assentos, com um desenho muito desportivo, são produzidos com materiais sustentáveis, para numa fase posterior chegarem os bancos Cup.
É no campo das motorizações que se percebem as capacidades do Cupra Tavascan.
A entrada na gama faz-se com a versão Endurance, com o propulsor eléctrico de 210 kW (286 cv) e 545 Nm a dar tracção às rodas traseiras.
A bateria com uma capacidade útil de 77 kWh assegura uma autonomia até 550 quilómetros.
O tom mais racing é dado pelo Tavascan VZ, com os dois motores eléctricos a debitarem 250 kW (340 cv) e 679 Nm às quatro rodas.
Bastam-lhe 5,6 segundos dos zero aos 100 km/hora, para se assumir na cidade um campeão dos semáforos ao fazer 2,4 segundos até aos 50 km/hora.
A bateria de 77 kWh assegura uma autonomia até 520 quilómetros, sendo recarregável até 80% em 30 minutos como acontece na variante Endurance.
Com quatro níveis de regeneração de energia, ambas as variantes dispõem dos modos Range, Comfort, Performance, Cupra, Individual e Traction.
O primeiro maximiza a autonomia enquanto o último só está disponível na versão com tracção às quatro rodas.
Há ainda quatro níveis de regeneração de energia, que podem ser geridos através das patilhas no volante.
São inúmeros os auxiliares à condução de série e opcionais, à semelhança do que acontece com a concorrência.
Destaca-se o Travel Assist, alinhado com o Adaptive Cruise Control para a condução semi-autónoma de nível 2, com informação obtida a partir da "nuvem".
O Assisted Parking permite ainda efectuar manobras de estacionamento à distância através do telemóvel
A chegada do Tavascan aos concessionários nacionais está prevista para meados do Outono, faltando saber os preços para ambas as versões.
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