
















É o tiro de partida para a nova fase de electrificação da marca dos quatros anéis. O Audi Q6 e-tron estreia-se em grande estilo com a nova plataforma Platform Premium Electric que partilha com o Porsche Macan.
O SUV 100% eléctrico agora revelado no nosso país quer estabelecer novos padrões de autonomia e eficiência, sem esquecer a rapidez de carregamento e a qualidade do desempenho na estrada.
Já com preços definidos para o nosso país, o novo modelo é proposto em três variantes nesta primeira fase de lançamento com tracção traseira e integral.
Para quem já considera o "eléctrico" como uma alternativa aos rivais com motores a combustão ou com sistemas motrizes híbridos, o Audi Q6 e-tron assume-se como uma proposta de família a ter em conta.
Essa ideia justifica-se pelos 4,77 metros que tem de comprimento por 1,94 de largura e 1,65 de altura, com a distância entre eixos a fixar-se nos 2,90 metros.
Posicionado entre os actuais Q4 e-tron e Q8 e-tron, o SUV oferece uma bagageira, de 526 litros, que sobe aos 1.529 litros com os bancos traseiros rebatidos, a que se somam ainda 64 litros sob o capô.
O exterior musculado segue a mesma filosofia estilística já proposta naqueles dois modelos, sendo contrastado a bordo pelo requinte tecnológico.
O tabliê exibe linhas envolventes, e os bancos e painéis das portas apresentam-se com acabamentos muito cuidados, como que se quer num carro premium.
A compor o ambiente está um inédito ecrã panorâmico encurvado, a englobar a instrumentação de 11,9 polegadas e o infoentretenimento de 14,5 polegadas.
Em opção, pode comportar um terceiro ecrã de 10,9 polegadas para o passageiro e um visor head-up de realidade aumentada.
Em estreia está a arquitectura electrónica E3 1.2 da Cariad, do grupo Volkswagen, para comandar o infoentretenimento e os apoios à condução, entre outras funções.
A Audi também emprega, pela primeira vez, o sistema operativo Android Auto para o sistema de infoentretenimento, à semelhança de outras insígnias.
Nesta primeira fase de lançamento, o SUV é proposto em três variantes, com a entrada na gama a fazer-se com o Q6 e-tron 50 de tracção traseira alimentado por um propulsor eléctrico de 225 kW (306 cv) e 485 Nm.
Poder de aceleração não lhe falta, como confirmam os 6,7 segundos para chegar aos 100 km/hora para uma velocidade de ponta de 210 km/hora, o que é obra num carro que pesa quase 2.400 quilos.
O modelo mais acessível da linha é também aquele que vai mais longe: a bateria de 100 kW oferece uma autonomia até 634 quilómetros, que na cidade é alargada até aos 836 quilómetros.
Segue-se o Q6 e-tron 55 quattro, com os dois motores a passarem 285 kW (388 cv) e 855 Nm às quatro rodas. Acelera dos zero aos 100 km/hora em 5,9 segundos, mantendo os mesmos 210 km/hora de velocidade máxima.
Com 618 quilómetros de autonomia em estrada aberta, no tráfego urbano essa distância pode chegar até aos 788 quilómetros entre carregamentos.
O topo de gama é assumido pelo SQ6 e-tron quattro, à conta dos 360 kW (489 cv) e 855 Nm que o disparam até aos 100 km/hora em 4,4 segundos, com o "pico" máximo de velocidade a bater nos 230 km/hora.
Face a tal poder na estrada, até parece estranho que a autonomia chegue aos 596 quilómetros, subindo até aos 772 quilómetros se circular dentro da cidade.
Se a ansiedade eléctrica não está ainda definitivamente "quebrada" com estes números, sempre se adianta que a arquitectura eléctrica de 800 volts permite carregamentos a 270 kW em corrente contínua.
Significa que bastam 21 minutos de espera para carregá-la de dez a 80% da sua capacidade, ou apenas dez minutos para ganhar mais 260 quilómetros de autonomia para terminar a viagem sem mais preocupações.
Qualquer um dos Audi Q6 e-tron avançados já podem ser encomendados no nosso país, com os primeiros exemplares a chegarem ainda neste Julho aos concessionários.
Versão | Preço |
Audi Q6 e-tron 50 | a partir de 77.350 euros |
Audi Q6 e-tron 55 | a partir de 82.950 euros |
Audi SQ6 e-tron | a partir de 97.820 euros |
Audi Q6 e-tron 50 Special Edition (só empresas) | a partir de 62.490 euros + IVA |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?