A Donkervoort pode ser uma marca relativamente pouco conhecida entre nós, mas este pequeno construtor holandês é bem popular entre os amantes de produtos bem radicais, de condução pura e… sem filtros! Os seus "roadsters" são isentos de quaisquer luxos porque estão apenas focados em proporcionar experiências de condução verdadeiramente entusiasmantes.
É o que se passa com o seu mais recente modelo, o D8 GTO RS, de que apenas fará 40 unidades… que já estão todas vendidas. A marca já entregou as primeiras 20 unidades, mas mostrou agora a primeira de uma série especial limitada a 15 exemplares denominada Naked Edition que tem toda a carroçaria feita em fibra de carbono. A ideia é conseguir baixar a massa total do carro, para atingir um dos principais objectivos de todos os modelos da Donkervoort, uma baixa relação peso/potência para prestações de superdesportivos com motores "apenas" potentes.
Mas nesta unidade da Naked Edition que aqui mostramos, há ainda a destacar a pintura aplicada à fibra de carbono da carroçaria, num tom designado por Monte Carlo Blue Carbon. Trata-se de uma tinta especial desenvolvida pela Donkervoort em colaboração com a R-M, marca de topo do grupo BASF, que tem a característica de ser transparente, deixando assim ver o material ultraleve usado em 95% da carroçaria! Uma excelente inovação para os supercarros que estão a recorrer, cada vez mais à fibra de carbono.
Com tudo isto, este Donkervoort D8 GTO RS fica-se pelos 695 kg, apesar de contar com um equipamento de conforto mínimo, dois bancos, sistemas de segurança e um diferencial autoblocante no eixo traseiro, fundamental para tornar o carro controlável, dada a baixa relação peso/potência de cerca de 1,8 kg/cv!
Porque, na frente, o Donkervoort D8 GTO RS monta um cinco cilindros TFSI de 2,5 litros de origem Audi, com um pouco mais de 380 cv às 5500 rpm e 550 Nm de binário logo às 1750 rpm. Poderio que é passado às rodas traseiras através de uma clássica caixa manual de cinco velocidades. Sem grandes preocupações com o conforto, aqui as "performances" sentem-se directamente no corpo e como são… convincentes: 2,7 s até aos 100 km/h e 7,8 s até aos 200 km/h!
Com um centro de gravidade muito baixo, vias largas e suspensões de triângulos sobrepostos, este Donkervoort é quase um… fórmula para dois. E, surpreendentemente, nem é demasiado caro para as prestações e o prazer de condução que proporciona, já que a Naked Edition, com a sua carroçaria em fibra de carbono, fica por 182 mil euros, antes de impostos.