A DS Automobiles arrancou esta sexta-feira com a comercialização no nosso país das versões E-TENSE do DS 3 Crossback e do DS 7 Crossback. A marca premium do grupo PSA reuniu um grupo de jornalistas nacionais na DS Store de Lisboa, em Alfragide, e deu início a esta ofensiva, já que é a primeira marca do Grupo PSA a lançar no mercado a oferta electrificada de nova geração.
Uma das novidades foi o DS 3 Crossback E-TENSE, um SUV compacto que conta com um sistema propulsor totalmente eléctrico. Ainda assim, e se nos centrarmos nas performances, é o híbrido plug-in DS 7 Crossback E-Tense 4x4 que nos merece mais atenções, ou não estivéssemos nós a falar de um SUV médio com 300 cv de potência.
Este modelo combina um motor a gasolina de 200 cv com dois propulsores eléctricos, um sistema motriz que perfaz uma potência total de 300 cv e um binário de 450 Nm, com tracção às quatro rodas.
A DS reivindica uma autonomia eléctrica de 58 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP, médias de consumo de 1.4 l/100 km e 31g/km de emissões de CO2.
Destacam-se três modos de condução distintos: "ELECTRIC", para um modo de condução exclusivamente eléctrico; "SPORT", que ‘esquece’ a autonomia para favorecer a dinâmica e a potência; e "HYBRID", que optimiza automaticamente a performance em benefício do consumo de energia.
Importa igualmente referir a função "E-SAVE", uma tecnologia que a DS herdou da experiência obtida na Fórmula E. Esta função permite ao condutor recarregar a bateria em qualquer altura graças ao motor de combustão interna, ficando depois disponível para ser usada no modo 100% eléctrico. Por sua vez, a função "Brake" permite ver a autonomia aumentada através da regeneração da energia nos processos de desaceleração e travagem.
A bateria do DS 7 Crossback E-TENSE 4x4 pode ser carregada em 1h45 minutos com recurso a uma DS Smart Wallbox.
O DS 7 Crossback E-TENSE 4x4 surge no mercado português com um preço recomendado que começa nos 53.800 euros, para a versão "So Chic", e que vai até aos 59.800 euros da versão mais equipada, denominada "Grand Chic".