Pesquisa
Novos Modelos

DS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cv

16:22 - 25-02-2020
 
DS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cv
DS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cvDS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cv
DS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cv

A DS Automobiles acaba de expandir a sua gama de produtos, lançando uma berlina de luxo de três volumes que se assume como o novo topo de gama da marca francesa.

Numa gama até aqui formada por SUVs, o DS 9 chega para ser um automóvel de formato mais clássico, entrando directamente para o segmento D.

Com 4,93 metros de comprimento e 1,85 metros de largura, o DS 9 assenta na plataforma EMP2 - do grupo PSA - que já conhecemos do Peugeot 508, ainda que esta seja uma versão mais alongada. Ainda assim, e por contar com esta plataforma, o DS 9 conta com motor na dianteira - em posição transversal - e com tracção à frente, ainda que também possa ter tracção traseira.

Versão mais potente tem 360 cv

E isso só acontece porque este DS 9 é um híbrido plug-in, com um eixo traseiro electrificado, tal como o DS 7 Crossback E-Tense. Este modelo estará mesmo disponível com três versões híbridas (todas plug-in), denominadas E-Tense, com a mais potente a apresentar uma potência combinada de 360 cv.

A versão de entrada de gama, e a primeira a chegar ao mercado, será uma proposta com uma potência total combinada de 225 cv e apenas tracção dianteira, fruto de um bloco 1.6 PureTech com um propulsor eléctrico de 80 kW, o equivalente a 110 cv.

A isto ainda temos de somar a bateria com 11,9 kWh de capacidade, capaz de oferecer uma autonomia eléctrica entre os 40 e os 50 quilómetros. Em modo totalmente eléctrico a velocidade máxima está limitada aos 135 km/h.

Mais tarde ficará disponível uma versão intermédia, com 250 cv de potência combinada e uma autonomia eléctrica superior, e a versão mais potente da gama, com 360 cv de potência total. Por fim, o DS 9 estará ainda disponível com um bloco a gasolina PureTech com 225 cv.

As versões electrificadas vão contar com dois modos de condução distintos: Hybrid e E-Tense Sport, sendo que este último ajusta a resposta do acelerador, a caixa de velocidades, a direcção e a suspensão pilotada. A estes dois modos de condução ainda se somam as funções "B" e "E-Save". A primeira permite reforçar a travagem regenerativa. A segunda deixa o condutor reservar autonomia totalmente eléctrica para usar mais tarde.

E por falar em autonomia eléctrica, importa dizer que o DS 9 vem com um carregador de bordo de 7,4 kW que permite carregar a bateria em apenas 1h30min.

Luxo para todos

O DS 9 é o topo de gama da marca francesa e isso já diz tudo o que podemos esperar dele. A imagem exterior requintada é combinada com um interior de referência, onde se destaca a qualidade dos acabamentos e o espaço a bordo, tudo para aumentar o conforto dos ocupantes. A diferença é que a DS promete o mesmo luxo para quem viaja atrás por comparação dos passageiros da frente. A marca francesa diz mesmo que quer dar "uma experiência de primeira classe a todos os ocupantes do DS 9", tendo para isso criado o DS Lounge, um conceito revolucionário de conforto.

Espaço, por isso, não falta a quem viaja neste DS 9, que oferece uma distância entre eixos de 2,90 metros. Mas o grande trunfo deste modelo são os bancos, sobretudo os traseiros, que oferecem aquecimento, refrigeração e massagens, tal como os da frente. É uma estreia absoluta no segmento e uma das maiores qualidades deste DS.

Destaca-se ainda o apoio de braços central traseiro, que conta com espaços de arrumação e fichas USB para carregar o seu smartphone, além de reunir os comandos de massagem dos bancos e do sistema de iluminação ambiente.

Requinte de Bairro

A personalização é um dos elementos em maior destaque neste DS 9, que conta com vários temas para a decoração do interior, alguns deles baptizados com nomes de bairros parisienses, como DS Inspiration Bastille, DS Inspiration Rivoli ou DS Inspiration Opéra.

Tecnologia, tecnologia e…. tecnologia!

 O DS 9 quer ser um automóvel de referência no segmento e, por isso, chega com um arsenal tecnológico capaz de assustar alguns dos seus rivais. O sistema DS Drive Assist reúne funcionalidades como cruise control adaptativo e assistente à manutenção em faixa, recorrendo depois ás câmaras deste modelo para lhe dar a possibilidade de condução semiautónoma de nível 2, até velocidades de 180 km/h.

Quanto ao DS Safety, reúne funções como o DS Night Vision, DS Driver Attention (alerta de cansaço do condutor), DS Active LED Vision (luzes que se adaptam em função da velocidade e das condições de condução) e DS Smart Access, que permite o acesso ao automóvel através do smartphone.

DS 9. Marca francesa tem novo topo de gama electrificado com 360 cv

Fica apenas a faltar referir o DS Park Pilot, um sistema que tal como o nome sugere, permite estacionar de forma automática. Até 30 km/h o sistema consegue detectar um lugar ao passar por ele. Cabe depois ao condutor seleccionar este lugar no ecrã táctil central e deixar o DS 9 fazer o resto (funciona em estacionamentos em espinha e paralelos).

Quando chega?

Com a produção a ser feita inteiramente na China, o DS 9 vai chegar ao mercado no primeiro semestre deste ano. Mas antes disso, e já durante a próxima semana, fará a primeira aparição pública no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça. Os preços ainda não foram anunciados.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.