Pesquisa
Novos Modelos

Duas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estrada

15:10 - 25-06-2024
 
Duas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estrada
Duas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estradaDuas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estrada
Duas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estrada
Duas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estrada

O anúncio é emocionante quanto baste para quem vibrou com os ralis que marcaram os ralis nas décadas de 80 e 90 do século passado.

Duas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estrada

Uma preparadora britânica prepara-se para dar continuidade a dois dos desportivos mais icónicos da Ford, para a qual já assinou um acordo de parceria com a insígnia americana.

Em causa está a revitalização, a partir do zero, do Ford Escort Mk1 e do lendário Ford RS200 que correu no grupo B do Mundial de Ralis, mas agora em versões adaptadas a qualquer estrada pública.

O projecto da Boreham Motorworks está ainda envolto no maior secretismo: as poucas imagens reveladas mostram que ambos os desportivos deverão manter as proporções dos modelos originais.

Percebe-se, no entanto, que a assinatura luminosa evoluiu para a tecnologia LED e, mesmo se não foram avançados dados sobre a mecânica, uma certeza é que não deverá haver cedências à electrificação.

Mais três na calha

A versão 2024 do Escort Mk1 deverá ser conhecida antes do final do ano, logo seguida pela estreia do RS200, mesmo a tempo de celebrar os seus 40 anos.

Concebido originalmente para competir no Grupo B do Mundial de Ralis, este tracção integral distinguiu-se de imediato pelos 250 cv e 292 Nm debitados pelo bloco de 1.8 litros montado em posição central traseira.

Equipado com uma caixa manual de cinco relações e diferencial autoblocante, os zero aos 100 km/hora cumpriam-se em 5,2 segundos para uma velocidade de ponta de 242 km/hora.

Duas lendas renascidas: Ford RS200 e Ford Escort Mk1 estão de volta à estrada

Tal poder fora e dentro do asfalto apoiou-se numa carroçaria muito ligeira fabricada em material compósito para um peso total de 1.250 quilos, números que fizeram dele um dos carros mais venerados dos ralis.

Já o Escort Mk1 revelado nos finais dos anos 60 converteu-se logo num sucesso no desporto automóvel, com a geometria da suspensão a proporcionar uma agilidade excepcional na terra e no alcatrão.

A Boreham Motorworks irá "reconstruir" ambas as propostas em números muito limitados mas na calha estão mais três propostas da Ford preparadas por esta divisão desportiva do grupo DRVN Automotive.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.