Partindo de uma folha em branco, a Ford refez por completo o Focus, o seu familiar médio que tanta notoriedade lhe tem dado no mercado europeu, prometendo logo… quatro versões distintas! É verdade que hoje ainda só divulgou imagens e (alguns, poucos…) dados de três, mas a verdade é que a quarta, a de três volumes, só estará disponível nalguns mercados e pouco interessará ao português. Por cá estarão em destaque a berlina de cinco portas que chegará em Outubro, a carrinha (Wagon), disponível um a dois meses depois, e a nova variante Active, com ar mais "aventureiro", esperada já em 2019.
E como está bem diferente o Focus, notando-se à vista desarmada! Não é só tecnologicamente, pela utilização da nova plataforma C2 da marca que o modelo foi alterado, também a nível de "design" houve um corte com a anterior geração. Claro que continua a ser identificável como um Focus mas, mantendo o visual desportivo que sempre teve, ganhou um ar mais maduro, a "transpirar" qualidade. A Ford define a nova linguagem de "design" como "centrada no ser humano", explicada por Amko Leenarts, director de "design" da Ford Europa: "Queríamos que o novo Focus fosse um produto pelo qual os clientes se apaixonassem logo de início e que essa paixão perdurasse ao longo do tempo".
Calculamos que só o tempo nos dirá… As berlinas que mostramos nas fotos dão nas vistas por serem as de topo de gama, seja a mais desportiva ST-Line (azul) ou a de acabamentos mais luxuosos Vignale (no exclusivo tom de amora). O jogo de formas nota-se mais na lateral, com o pilar A a "apontar" ao centro das rodas dianteiras, o "capot" longo e o pilar C num belo "naco" de metal a contribuir para a imagem de solidez e qualidade. Na dianteira a grelha mudou radicalmente e até entre versões se vai alterando. Na traseira, destaque para as luzes bipartidas, com uma parte das óticas (com desenho de LED bem identificável à noite) instalada no portão traseiro.
Também por dentro tudo é novo, claro. E visualmente muito mais simples, apenas com os comandos da climatização ainda controlados pelos tradicionais botões. O resto está concentrado no ecrã tátil de 8 polegadas do sistema Sync 3, com inúmeras possibilidades de conectividade e também com o modem FordPass Connect que pode tornar o carro num "hotspot" WiFi para até dez aparelhos, além de outras funções como localizar o veículo, aceder remotamente, saber o estado do seu carro ou o sistema e-call. Na consola central há ainda uma base de carregamento por indução (sem fios) para os "smartphones" que estiverem preparados para essa tecnologia. Este é também o primeiro Ford europeu a receber um "head-up display", embora ainda com a tecnologia da "lâmina" plástica que se eleva para aí se projectarem as informações.
"O novíssimo Ford Focus representa, no seu segmento, a máxima expressão em termos de tecnologia e prazer de condução", promete Joe Bakaj, vice-presidente da Ford Europa para o Desenvolvimento de Produto, explicando: "A oportunidade de criar um carro totalmente novo a partir de uma folha em branco não aparece muitas vezes. Agarrámos a oportunidade e avançámos para desenvolver o melhor familiar médio que o dinheiro pode comprar". Bem, para já temos apenas as imagens, as descrições da marca e alguns dados que já nos mostram que, pelos menos, este novo Focus representa uma clara evolução.
Eis o novo Ford Focus! Saiba quando chega e quais as novidades
Começando pelas dimensões, em que o aumento de 53 milímetros na distância entre eixos deixa antever uma melhoria das cotas de habitabilidade. Apesar disso, as dimensões exteriores quase não se alteraram, com o novo Focus de 5 portas a ter mais 2 cm em comprimento, a mesma largura e menos 3 cm em altura, a saber: 4,378/1,825/1,454 m. Já a carrinha (Wagon) cresceu bem, com mais 11 cm em comprimento, mantendo a largura e sendo 2 cm mais baixa: 4,668/1,825/1,481 m, este último valor já com as barras de tejadilho.
As bagageiras também aumentaram de volume, embora a Ford só tenha dado os valores com a capacidade máxima, ou seja, com os bancos rebatidos na proporção 60:40: na berlina chega aos 1354 litros (mais 206), embora com um "degrau" na base dos bancos; na carrinha o piso fica praticamente plano e o volume atinge os 1653 litros (mais 137). Esta versão dispõe da opção da abertura automática do portão traseiro, passando o pé sob o pára-choques. Mas voltaremos em mais detalhe à variante Wagon e à Active noutro texto.
Agora cabe-nos apresentar as principais novidades do novo Focus e, nesse aspecto, temos de destacar o trabalho feito a nível do chassis para que este Ford mantenha uma das suas qualidades, continuando a ser uma das referências do segmento em termos de dinâmica de condução. A suspensão continua a contar com um subchassis para filtrar melhor as irregularidades da estrada, melhorando o comportamento dinâmico. Novidade neste Focus é o sistema CCD, de Controlo Contínuo do Amortecimento, que consegue monitorizar o comportamento da suspensão, carroçaria, travões e direcção a cada 2 milissegundos, adaptando os amortecedores para um máximo conforto e a melhor reacção dinâmica. Graças ao sistema CCD, os Focus que o receberem passam a ter três modos de condução possíveis, Normal, Sport e Eco.
O novo Ford Focus será lançado com dois motores a gasolina e dois Diesel, mas com diversos níveis de potência. A gasolina a estrela será o tricilíndrico 1.0 EcoBoost, com 85, 100 e 125* cv, mas haverá também o novo 1.5 EcoBoost de 150* e 182 cv. Nos Diesel, o 1.5 terá versões de 95 e 120* cv, enquanto o 2.0 estará disponível com 150* cv. Os propulsores que assinalámos com asterisco poderão receber a caixa automática de 8 velocidades, com um comando rotativo, em vez da tradicional manete.
Em Portugal, os níveis de equipamento começarão no Trend, seguindo-se o Titanium e os topo ST-Line ou Vignale, sendo o Active um caso particular de uma versão com características próprias, a entrar no mundo dos "crossover". A seis meses de distância, é ainda cedo para termos preços e até os equipamentos que irão equipar as diversas versões do Focus. Mas sabe-se que a nova geração terá diversas ajudas à condução (dependendo do nível de equipamento), como assistência activa ao estacionamento, "cruise control" com Stop & Go (capacidade de parar o carro), reconhecimento de sinais, manutenção na faixa de rodagem, sistema de iluminação dianteira adaptativa com iluminação em curva preditiva e com base em sinais de trânsito, alerta de cruzamentos com travagem activa, entre muitos outros.
A partir de Outubro, o segmento médio receberá mais um modelo com expectativas elevadas. E, pelo que apresentou hoje, com argumentos para deixar a concorrência preocupada, em especial se a Ford conseguir manter os preços competitivos que tem praticado nos últimos anos!