Está a "chegar" aos concessionários nacionais o novo Skoda Enyaq SportLine iV, em três variantes de potência, e com tracção integral ou traseira.
A entrada na gama faz-se com o SportLine iV 60, a partir de 45.205 euros, seguido pelo SportLine iV 80, com um preço a arrancar nos 51.141 euros.
O topo de gama Enyaq SportLine iV 80x, com maior potência e tracção às quatro rodas, é proposto a partir de 53.860 euros mas só estará disponível no final do ano.
A versão mais apelativa é, sem dúvida, o SportLine iV 80x com os dois motores eléctricos a darem-lhe 195 kW (265 cv) e 425 Nm para a tracção integral.
A velocidade máxima está limitada a 160 km/hora, igual às duas variantes menos potentes, e dos zero aos 100 km/hora bastam-lhe 6,9 segundos.
O SUV é accionado principalmente por um motor síncrono de ímã permanente (PSM) no eixo traseiro, de 150 kW (204 cv) e 310 Nm.
À frente está um propulsor assíncrono de 80 kW (109 cv) e 162 Nm, com inversor de pulso e caixa de engrenagens de uma velocidade numa combinação coaxial.
A alimentar o Sportline iV 80x está uma bateria de 82 kWh para uma autonomia de 488 quilómetros no ciclo WLTP.
A gama é completada por mais duas versões com apenas um motor eléctrico a dar tracção às rodas traseiras.
O SportLine iV 60, com uma bateria de 62 kWh, debita 132 kW (180 cv) e 310 Nm para 409 quilómetros de autonomia.
Já SportLine iV 80 dispõe de uma bateria de 82 kWh e uma potência de 150 kW (204 cv) e 310 Nm, sendo capaz de percorrer até 525 quilómetros com uma única carga.
Os consumos oscilam entre os 15,8 kWh/100 km na variante SportLine iV 60, subindo para 17,1 e 17,7 kWh/100 km na duas versões mais potentes.
O Skoda Enyaq SportLine iV inclui de série uma suspensão desportiva com molas e amortecedores específicos, reduzindo a distância ao solo em 15 mm à frente e 10 mm atrás.
A grelha e as molduras das entradas de ar, em preto brilhante, dão o tom mais apelativo ao modelo, reforçadas pelos pára-choques e pelas embaladeiras laterais na cor da carroçaria.
Os faróis são Matrix LED, com as luzes traseiras a serem totalmente em LED com "piscas" dinâmicos.
Há ainda soluções de acabamento em preto brilhante nos espelhos retrovisores laterais, molduras das janelas, barras do tejadilho e difusor, com a asa traseira a ser em preto baço.
O visual do conjunto é realçado pelas jantes em liga leve de 20 polegadas, que pode ser substituídas, em opção, por um jogo de 21 polegadas.
O interior é marcado pelos revestimentos em preto nos bancos desportivos e nos painéis, com inserções decorativas com efeito de carbono. O volante multifunções é forrado a pele com pespontos cinza contrastantes, e pode ser aquecido.
O ecrã de 13 polegadas para o sistema de infoentretenimento é também padrão na gama, enquanto o visor head-up com realidade aumentada é opcional.
Ainda como opção são o assistente de estacionamento e o Travel Assist para condução semi-autónoma, para complementar os sistemas de segurança e assistência à condução.
Versão | Bateria | Preço |
iV 50 | 55 kWh | 36.480 euros |
iV 60 | 62 kWh | 40.507 euros |
SportLine iV 60 | 62 kWh | 45.205 euros |
iV 80 | 82 kWh | 47.108 euros |
SportLine iV 80 | 82 kWh | 51.141 euros |
iV 80 4 x 4 | 82 kWh | 49.826 euros |
SportLine iV 80 4 x 4 | 82 kWh | 53.860 euros |
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