O novo Fiat Tipo de quatro portas já está disponível em Portugal. O cinco portas chega a 25 de Junho e a carrinha vai estar disponível em Setembro. A nova família herda um nome que já estava mais ou menos esquecido, mas é uma proposta totalmente nova...
O quatro portas com uma carroçaria de três volumes com 4,5 metros de comprimento está disponível em Portugal com dois motores turbodiesel Multijet II (1.3 de 95 cv e 1.6 de 120 cv) e um gasolina 1.4 com 95 cv. Tem um aspecto clássico, mas utiliza a mesma plataforma do 500 L e do 500 X, que é comum a toda a gama.
Espaço é um dos argumentos, e se isso é evidente nos lugares dianteiros, é ainda mais expressivo nos bancos traseiros. O design é sóbrio, a instrumentação completa e a qualidade dos materiais não merece grandes críticas, apesar de alguns plásticos duros.
Guiámos o diesel de 120 cv e gostámos da resposta a baixo regime (logo às 1 300 rpm). Elástico na cidade e em estrada, não exige o recurso à caixa manual de cinco velocidades para manter um ritmo constante em estradas sinuosas ou nas subidas.
Registámos um consumo na casa dos 6,2 litros/100 km e isso também merece aplausos. A suspensão é eficaz, assegurando um bom compromisso entre o comportamento e o conforto exigido a um familiar. Não gostámos tanto da assistência da direcção, muito desmultiplicada e pouco sensível a baixa velocidade, apesar de ser eficaz em ritmos mais elevados.
A versão de cinco portas tem uma carroçaria mais compacta nos seus 4,37 metros de comprimento, surgindo como uma alternativa a modelos com o peso de um Opel Astra, Ford Focus ou Citroën C4. Mas é a bagageira (o terceiro volume) da versão de três volumes que faz a diferença porque o espaço disponível no habitáculo, definido pela distância entre-eixos, é semelhante, mesmo na altura oferecida aos ocupantes dos bancos posteriores.
Em termos de motorizações a oferta também é semelhante, o mesmo acontecendo com o chassis. Por isso, quando as únicas diferenças surgem no campo da forma, entramos no âmbito da individualidade. Gostos não se discutem quando estamos face a uma carroçaria mais formal com quatro portas, ou outra mais dinâmica com cinco portas, que também é mais barata (cerca de 900 euros). Cada um sabe de si...
A carrinha vai estar disponível em Setembro. Esta tipologia tem grandes adeptos no nosso país e isso pode potenciar as vendas dos Tipo, mas não nos podemos esquecer que o preço é um argumento e, face às versões de cinco portas, o Tipo Station Wagon custa em média mais mil euros, que podem ser justificados por uma maior polivalência de utilização.
No campo das propostas ao nível de motores também não há novidades e ao nível do habitáculo pouco ou nada se altera, mas no porta-bagagens a carrinha garante mais espaço e uma melhor acessibilidade. A carrinha é 20 centímetros mais comprida e todo esse espaço surge disponível numa bagageira com um volume de 550 litros, que contrastam com os 440 litros do cinco portas e 420 litros do três volumes.