
















A Ferrari acaba de apresentar não um, mas dois novos descapotáveis, entre eles o modelo do género mais potente da actualidade. Denominados F8 Spider e 812 GTS, estes modelos são, tal como nome sugere, as versões a "céu aberto" do Ferrari F8 Tributo, o sucessor do 488 GTB, e do 812 Superfast.
A marca do "Cavallino Rampante" revelou a versão descapotável do F8 Tributo cerca de meia ano depois de ter apresentado a versão de tejadilho rígido. Por comparação com o 488 Spider, o antecessor deste modelo, o F8 Spider é 20 quilos mais leve e tem mais 50 cv. Contas feitas, são 720 cv de potência e 1400 quilos de peso, números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 8,2 segundos e chegar aos 340 km/h de velocidade máxima.
Tal como já acontecia com o Ferrari 488 Spider, a marca de Maranello optou por um tejadilho rígido retráctil, dividido em duas partes, que pode ser "arrumado" por cima do compartimento do motor. O tejadilho pode ser aberto e fechado em andamento, a velocidades de até 45 km/h, numa operação que demora cerca de 14 segundos.
A Ferrari voltou à receita dos descapotáveis com motor V12 dianteiro e nós não podíamos estar mais entusiasmados. Este modelo tem por base o Ferrari 812 Superfast e passa a ser o roadster de produção mais potente do mercado, com o bloco V12 atmosférico de 6.5 litros a produzir uns impressionantes 800 cv de potência.
Quanto à capota, basta dizer que é em tudo idêntica à do Ferrari F8 Spider e que demora cerca de 14 segundos a abrir/fechar, numa operação que pode ser feita em andamento, desde que não se ultrapasse os 45 km/h.
Ainda não são conhecidos os preços destes dois modelos, mas o entusiasmo em torno destes dois modelos é enorme. Mas outra coisa não seria de esperar, afinal estão perante dois dos descapotáveis mais radicais da actualidade.