
















O mais recente produto da Ferrari é um modelo "one-off" e arriscamo-nos a dizer que é o melhor de sempre. E isto porque é a primeira criação única da marca de Maranello a ter como ponto de partida um modelo de competição, o 488 GT3.
Denominado P80/C, este Cavallino Rampante não teve que obedecer aos rígidos regulamentos dos automóveis homologados para andar na estrada e isso permitiu que o Ferrari Centro Stile criasse um "look" radical e diferente de tudo o que já saiu dos portões de Maranello.
Visualmente o P80/C conta com várias referências a modelos como o 250 LM que venceu as 24 Horas de Le Mans, o Dino 206 S ou o 330 P3/4, mas há detalhes "roubados" aos carros da Scuderia de Fórmula 1 e a outras criações da história da marca do Cavallino Rampante.
O resultado é um Ferrari com linhas únicas e que conta com todo o tipo de ajudas aerodinâmicas. Destacam-se as enormes entradas de ar dianteiras, a enorme abertura do "capot", as entradas de ar de enormes proporções atrás das portas e claro, uma secção traseira radical marcada por uma asa gigante e por um enorme difusor.
Para se perceber a atenção ao detalhe que foi colocada nesta criação única importa dizer que este P80/C é 5% mais eficiente aerodinamicamente que o carro de competição que lhe serviu de base, o Ferrari 488 GT3.
A carroçaria é feita na totalidade em fibra de carbono e os elementos mais funcionais, tais como as saias laterais, a asa traseira, o "splitter" frontal e o difusor posterior, foram deixados com este acabamento exposto. Já a restante carroçaria foi decorada com a cor "Rosso Vero", como manda a tradição.
A marca de Maranello não revelou os aspectos técnicos deste modelo nem as performances que será capaz de registar. No segredo dos deuses também continua o preço, mas tendo em conta que se trata de uma criação única, não é difícil adivinhar que o proprietário deste "one-off" terá que ser alguém com bolsos muito fundos…