O protótipo do futuro Panda eléctrico já foi já apresentado no salão automóvel de Genebra mas isso não significa que o actual citadino dê por findo o seu ciclo de vida.
Assegurada está a sua produção até 2027 na fábrica de Pomigliano d’Arco, com a nova série especial Pandina a celebrar o lançamento do primeiro Panda em 1980.
E, a confirmar o seu sucesso está o aumento da produção em 20% para responder à procura em Itália e na Europa.
O sistema motriz continua a ser mantido pelo bloco de 1.0 litros de 69 cv e 92 Nm, apoiado por um sistema micro-híbrido composto por um propulsor eléctrico de 3,6 kW (5 cv) e uma bateria de 0,13 kWh.
A nível estético, com especial ênfase na variante Cross, o exterior é enriquecido com detalhes como a cara de um urso panda nos tampões das rodas e as capas dos retrovisores decoradas a amarelo.
A inscrição Pandina é destacada nas molduras laterais, enquanto uma serigrafia Pandina está presente na luz do terceiro stop.
A somar às actuais cores Bianco Gelato, Nero Cinema, Rosso Passione e Blu Italia para a carroçaria – está o novo Giallo Positano, mantendo-se a opção do tejadilho em preto contrastante.
Além do novo tabliê em branco e preto, estão novos bancos forrados em têxtil plástico reciclado, decorados com pespontos em amarelo e apoios laterais em branco, com o monograma e logótipo Pandina em relevo.
A série especial comporta ainda um novo painel de instrumentos digital de sete polegadas com três grafismos diferentes e um volante renovado.
Em opção, o citadino pode equipar o novo ecrã táctil DAB Radio de sete polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Há também actualizações importantes nos sistemas de apoio à condução, respondendo à nova norma europeia GSR II.
O sistema avançado de travagem de emergência reduz o risco de colisões traseiras, já apoiado pelos sensores de estacionamento.
Conta ainda com o aviso de saída de faixa e o sensor de detecção de fadiga do condutor, assim como o reconhecimento de sinais de trânsito.
Já o novo cruise control mantém a velocidade pré-definida a partir dos 30 km/hora enquanto os "máximos" automáticos adaptam a iluminação às condições de circulação.
A nova série especial Pandina estará disponível a partir do Verão nos principais mercados europeus, ficando por saber o preço a que chegará ao nosso país.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?