A Fiat volta a surpreender todos aqueles que gostam de prender a atenção com o exclusivo Panda Trussardi, fruto da parceria firmada entre ambas as marcas italianas.
Ao Centro de Estilo da Fiat foi deixada a concepção dos equipamentos e acessórios do citadino que já vendeu mais de 7,5 milhões de unidades nas últimas quatro décadas, enquanto os estilistas da Trussardi reflectiram as mais recentes tendências da moda italiana.
Desenvolvido a partir do City Cross, o Fiat Panda Trussardi está equipado com o já conhecido motor a gasolina de 1.2 litros de 69 cv e 102 Nm, ao qual está acoplada uma caixa manual de cinco velocidades.
Está preparado para oferecer uma velocidade máxima de 155 km/hora e de acelerar dos 0 aos 100 km/hora em 14,5 segundos, enquanto as emissões poluentes atingem os 150 g/km.
A carroçaria, pintada em castanho caffè com acabamento mate ou metalizado, dá logo o tom para um modelo que cativa de imediato ao primeiro olhar.
A exclusividade do Panda Trussardi reflecte-se depois na assinatura da insígnia de luxo nas portas traseiras, e no símbolo do galgo a sobressair no terceiro vidro lateral, no centro das rodas e nos frisos laterais.
Outros detalhes que enriquecem o modelo estão patentes nas barras pretas do tejadilho, nas capas dos retrovisores externos e nas jantes em liga leve de 15 polegadas, sem esquecer a placa traseira de protecção inferior.
Dentro do habitáculo, o condutor e os seus acompanhantes são envolvidos pelo bom gosto que tornou famosa a Trussardi.
A diferenciação está patente nos tapetes e nos cintos de segurança, assim como nas aplicações dos painéis das portas e no revestimento dos bancos, enquanto a consola de instrumentos exibe o mesmo tom castanho caffè da carroçaria. No volante, sobressai em grande estilo o logótipo da Trussardi.
Num mundo em que todos estamos ligados, o Fiat Panda Trussardi comporta diversos equipamentos tecnológicos como o rádio Uconnect Mobile, com suporte para dispositivos móveis.
A aplicação Panda Uconnect permite o diálogo com o sistema de bordo de infotenimento graças à tecnologia Bluetooth 2.1, ao áudio em stream, e à função de reconhecimento de voz, para além da leitura de dados via USB e mp3.
O Panda Uconnect tem ainda outras valências aparentemente desnecessárias, mas que se revelam bem úteis quando a memória nos atraiçoa. Conta-se, neste caso, o serviço Find My Car para ajudar o condutor a reencontrar o lugar onde deixou o carro estacionado.
Já o serviço My Car permite verificar os parâmetros do veículo, nomeadamente, manutenções programadas e consultas do livro de utilização, além de permitir chamadas directas para o serviço de apoio ao cliente ou solicitar a assistência em viagem.
Embora já tenha sido anunciado o lançamento para o nosso país, a Fiat ainda não revelou a data nem o preço a que estará nos stands nacionais.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?