A FIAT escolheu o Centro Técnico da Federação "Luigi Ridolfi", em Coverciano (Florença), para a apresentação da nova versão Sport do FIAT 500X, e não foi por acaso. A marca com sede em Turim acredita que o melhor local para este novo crossover mostrar as suas qualidades de dinamismo, precisão, controlo e estilo é dentro do campo. Assim foi, com este 500X Sport a afirmar-se como o novo "atacante" da família 500X. Mas há mais.
Quer a FIAT quer a Federação Italiana de Futebol celebram este ano o seu 120.º aniversário, além de serem ambas símbolos globais do "Made in Italy". "Tal como a equipa nacional de futebol, o 500X foi desenhado e projectado em Itália, e construído na fábrica FCA de Melfi", afirmou Luca Napolitano, responsável para a área EMEA das marcas FIAT e Abarth.
Lançado em 2014 e renovado no ano passado, este crossover italiano já ultrapassou a barreira das 500.000 unidades produzidas e está agora disponível com acentuadas características desportivas, numa versão que promete ajudar a marca transalpina a "agarrar" clientes jovens e dinâmicos. Nós já a conduzimos e contamos-lhe tudo!
O FIAT 500X afirmou-se no mercado europeu com as versões Urban e Cross, a primeira mais focada numa utilização citadina e a segunda muito mais aventureira. Mas agora o 500X quis acelerar o ritmo de jogo (perdoem-me a gíria futebolística) e aumentar a sua intensidade, razões que estão na base da variante Sport, muito mais focada numa utilização dinâmica e que de certa forma se afirma como uma alternativa aos modelos de "look" desportivo do segmento C.
Para isso este 500X passou por um programa de treino intenso e que o deixou mais rápido, mais agressivo e mais atraente. Os técnicos da FIAT trabalharam na dinâmica da condução e na precisão da direcção e da suspensão, alterações que foram acompanhadas por novos elementos desportivos e por uma nova cor exclusiva denominada "Vermelho Seduction".
Além da cor exclusiva desta versão, o novo 500X Sport ainda se destaca pelos novos pára-choques mais agressivos, pelas saias laterais mais proeminentes, pelos arcos mais largos sobre as cavas das rodas, pela dupla saída de escape cromada e pelos detalhes em cinzento titânio nos puxadores, nas aplicações no pára-choques dianteiro, nas cavas das rodas e no puxador da bagageira.
Para realçar ainda mais a desportividade desta versão, o FIAT 500X está disponível com pneus de baixo perfil e jantes opcionais de 19’’ (de série são de 18’’).
Também o interior se caracteriza pela personalidade desportiva e pelas linhas elegantes. Isto fica visível nos grafismos TFT do painel de instrumentos e nos elementos em vermelho, no punho da alavanca de mudanças em alumínio, no volante desportivo (cortado na base) e no tablier em cinzento titânio.
A versão que conduzimos contava ainda com um acabamento opcional em Alcantara, notório ao nível da cúpula do painel de instrumentos e do volante desportivo, ambos com costuras vermelhas artesanais.
O 500X Sport oferece, de série, vários sistemas de assistência à condução, tais como Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Assistência à Velocidade e Aviso de saída de faixa e sistema de ajuda à permanência do veículo na faixa de rodagem.
O 500X Sport pode ser equipado com qualquer um dos motores da gama, sempre associados a um sistema de tracção dianteira. Estão disponíveis dois motores Multiket turbodiesel: um 1.3 de 95 cv com caixa manual de cinco velocidades e um 1.6 de 120 cv com caixa manual de seis velocidades ou automática de seis relações de dupla embraiagem DCT. Já a oferta a gasolina é composta por dois motores FireFly Turbo: 1.0 de 120 cv com caixa manual de seis velocidades e um 1.3 de 150 cv com caixa automática DCT.
Nesta viagem a Florença só tivemos oportunidade de guiar a versão mais potente da gama, equipada com um motor a gasolina FireFly Turbo de 1.3 litros com 150 cv de potência (às 5500 rpm) e 270 Nm de binário máximo (às 1.850 rpm), mas podemos afirmar que esta é a motorização que melhor combina com a personalidade desportiva deste modelo.
A experiência ao volante do 500X Sport foi curta mas serviu para perceber que os técnicos da marca com sede em Turim fizeram várias modificações que o deixaram muito diferente do 500X convencional. A altura ao solo é 13 mm mais baixa e a estrutura mais rígida. A versão que conduzimos contava com jantes de 19 polegadas, mas mesmo assim, absorveu relativamente bem os ressaltos da estrada.
Mas porque este é um carro de cariz desportivo, o mais interessante foi vê-lo ganhar vida entre as curvas do percurso que a fabricante de Lingotto nos preparou. A baixa altura ao solo, a nova calibrarão da direcção hidráulica e a suspensão brilham nas mudanças de direcção mais rápidas, sobretudo quando queremos aumentar o ritmo e manter o bloco de quatro cilindros sempre em regimes intermédios.
Porém, se quiser andar mais rápido, saiba que precisa de recorrer às patilhas de mudanças (demasiado pequenas) no volante, uma vez que a caixa automática de dupla embraiagem não se destaca pela rapidez, sobretudo nas reduções, e isso nota-se nas subidas. Mas se "trabalhar" com a caixa não terá qualquer problema.
A FIAT reclama consumos médios de 5,7 litros por cada 100 km percorridos, e não temos dúvidas de que será possível - e até relativamente fácil! - andar perto da marca dos 6 litros. Porém, e a ritmos mais elevados, prepare-se para andar quase sempre próximo dos 7 l/100 km.
A chegada ao mercado português do novo FIAT 500X Sport está marcada para o próximo mês de Outubro, mas por enquanto ainda não são conhecidos os preços.
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