![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-02/img_300x205$2025_02_13_13_35_29_241303.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-02/img_300x205$2025_02_13_13_35_29_241303.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-02/img_300x205$2025_02_07_13_36_34_241164.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-02/img_300x205$2025_02_06_18_23_40_241150.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-02/img_300x205$2025_02_03_13_32_52_241085.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_31_16_54_27_241061.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_28_13_33_39_240972.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_28_12_29_17_240963.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_24_16_56_19_240907.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_24_12_26_52_240902.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_23_12_47_09_240887.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_22_11_42_26_240862.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_20_19_27_17_240831.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_20_18_27_44_240830.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_17_14_49_57_240812.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_16_19_25_44_240796.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2025-01/img_300x205$2025_01_16_19_01_50_240792.jpg)
Há mais uma insígnia chinesa a caminho da Europa antes do próximo Verão: chama-se Firefly a submarca da NIO, com o primeiro citadino eléctrico a adoptar o mesmo nome.
Revelado sábado em Guangzhou, China, onde se realizou o NIO Day 2024, o compacto exibe uma estética disruptiva, como já acontecia com o Honda E com quem apresenta muitas semelhanças.
As ópticas adoptam um desenho invulgar, com três luzes distintas à frente e atrás, lembrando de forma livre as lentes fotográficas dos telemóveis mais evoluídos.
"O Firefly é mais inteligente do que o Mini e mais mini do que o Smart", gracejou William Li, presidente executivo da NIO, apontando aos principais concorrentes do modelo.
Dados técnicos sobre o citadino são ainda escassos: sabe-se apenas que tem um raio de viragem de 4,7 metros e um porta-bagagens dianteiro de 92 litros.
Atrás a bagageira é anunciada com uma capacidade máxima de 1.250 litros mas obviamente com os bancos traseiros rebatidos.
Com imagens do habitáculo devidamente camufladas, mas sem informações da capacidade da bateria e da respectiva autonomia, sabe-se apenas que esta última será suportada pela tecnologia de troca da NIO.
O acumulador é substituído em apenas três minutos por um outro totalmente carregado em estações próprias para o efeito.
As pré-vendas do Firefly EV já arrancaram na China em redor dos 20.000 euros, com as primeiras entregas previstas para a Primavera.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?