O novo Nissan Juke fez a sua estreia mundial em 5 cidades europeias em simultâneo (Londres, Paris, Milão, Barcelona e Colónia), um mercado onde soma quase 1 milhão de unidades vendidas desde que foi lançado, em 2009, e nós fomos até Barcelona para o conhecer.
A missão de substituir uma geração que tão bons resultados conseguiu nunca é fácil, sobretudo porque estamos a falar de um modelo que ajudou a estabelecer o conceito de "crossover compacto", mas depois de quase uma década de vida, a Nissan foi "obrigada" a rever o Juke, que agora entra na sua segunda geração.
A marca nipónica não faz por menos e quer, novamente, reinventar o segmento. E se é certo que neste primeiro contacto com o Juke ainda não o conduzimos, podemos afirmar com segurança que este crossover está maior, melhor e com uma imagem mais atractiva.
A imagem distinta sempre foi algo que caracterizou o Juke e a nova geração também não foge a esse princípio. As diferenças para o Juke original são mais do que muitas, ainda que a Nissan tenha tido o cuidado de preservar alguns elementos visuais que nos lembram, de imediato, que estamos perante um Juke. Exemplo disso são os faróis dianteiros circulares, agora complementados por uma nova assinatura superior em forma de Y que prolonga a grelha V-Motion da Nissan. Todas as versões contam com tecnologia LED de série.
O tejadilho flutuante pintado numa cor distinta à carroçaria ajuda a reforçar a personalidade desportiva deste modelo, já que cria a sensação de que estamos a olhar para um coupé. Isso, juntamente com o facto dos puxadores das portas traseiras estarem camuflados no pilar traseiro, fazem com que este novo Juke tenha um perfil muito fluido e desportivo.
A carroçaria pode ser encomendada com 11 cores distintas, entre elas a nova cor "Fuji Sunset" que pode ver no exemplar da galeria de imagens acima.
O novo Juke cresceu em tamanho (apesar de ter mantido a altura) e isso reflete-se no interior, que ganhou habitabilidade. O espaço para as pernas nos bancos traseiros aumentou em 5,8 cm, o espaço traseiro para a cabeça cresceu 1,1 cm e a bagageira viu a capacidade aumentar em 20%, para um total de 422 litros. Contas feitas, e depois de nos termos sentado nos bancos traseiros do novo Juke, fica a sensação de que há quase tanto espaço disponível como no irmão mais velho, o Nissan Qashqai.
Destaca-se ainda a facilidade de acesso aos bancos traseiros, um dos pontos negativos do Juke original, e a maior largura do portão traseiro, permitindo assim um melhor acesso à bagageira, que com os bancos traseiros rebatidos se transforma numa zona quase totalmente plana.
Se a imagem exterior evoluiu, podemos dizer o mesmo para o design do interior, que deu um enorme salto qualitativo. A Nissan reinventou todo o interior e chegou a uma solução muito interessante que oferece mais estilo e mais conforto.
A posição de condução foi melhorada e está ligeiramente mais baixa e o volante pode ser ajustado em altura e em profundidade, combinando assim com a personalidade ágil e dinâmica deste Juke. Os bancos oferecem um bom suporte lateral e contam com o apoio de cabeça incorporado. Quem optar pelo sistema de som Bose Personal Plus conta com oito colunas, entre elas dois conjuntos UltraNearfiled integrados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. Experimentámos e resulta muito bem!
Mas o maior destaque do interior do novo Juke vai mesmo para a escolha dos materiais e dos acabamentos. É notória uma evolução qualitativa, bem como uma melhor arrumação dos controlos, que permitem um melhor acesso. Os novos materiais de toque suave no painel frontal, os frisos das portas e o espaço para os pés (o objectivo foi que as pernas estivessem o mais horizontal possível) transmitem uma sensação de qualidade topo de gama e são pouco comuns em propostas deste segmento. Tudo isto é acentuado pelo acabamento (opcional) em Alcantara, detalhe que garante ainda mais irreverência a este novo Juke.
Estão disponíveis várias combinações de cores para a carroçaria, tejadilho e estofos, permitindo assim um elevado nível de personalização. A marca nipónica propõe ainda uma personalização exterior para os pára-choques, deflectores laterais e jantes.
O novo Juke conta com as mais recentes propostas tecnológicas da Nissan, incluindo o novo sistema de infotenimento NissanConnect e de apoio ao condutor da marca. Passa a ser compatível com Apple CarPlay e Android Auto para espelhar as suas aplicações favoritas de smartphone no ecrã táctil de oito polegadas que está montado ao centro do tablier.
Outra das novidades é a compatibilidade com o Google Assiistant, permitindo assim que os utilizadores possam interagir com o seu Juke através do Google Home, por exemplo. É possível introduzir uma morada no Google Home e enviá-la para o Juke, para que quando entre no carro já esteja tudo pronto.
A app NissanConnect Services é outra das apostas da Nissan e promete ser a companheira ideal para o novo Juke, já que lhe permite aceder a vários aspectos do seu automóvel através do smartphone, como verificar o estado do fecho das portas e fechá-las ou abri-las remotamente, verificar a pressão dos pneus ou até o nível do óleo.
A tecnologia ProPILOT da Nissan, que oferece direcção assistida, aceleração e travagem controladas electronicamente, estará disponível pela primeira vez no Juke. Em auto-estrada com trânsito de faixa única, este sistema é capaz de acelerar e desacelerar para manter a distância para o carro da frente, bem como manter o automóvel ao centro da faixa.
O Juke vai contar ainda com um pacote muito completo de tecnologias de segurança e de ajuda à condução, tais como Sistema Inteligente Anticolisão com Identificador de Peões e Ciclistas, Sistema de Manutenção em Faixa, Alerta de Trânsito Traseiro e Intervenção de Ângulo Morto, Este último é uma estreia da Nissan.
O novo Nissan Juke só estará disponível com um motor de injecção directa de gasolina turbo-comprimido com três cilindros e 1.0 litros que produz 117 cv de potência. Este bloco, que foi optimizado com base nas performances e nos consumos, pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática de dupla embraiagem (DCT) de sete velocidades com patilhas no volante, bem como a um selector de modo de condução (situado na consola central) que oferece três modos distintos: Eco, Standard e Sport.
Tal como referimos acima, este primeiro contacto com o Juke ainda não teve direito a teste dinâmico, pelo que ainda não lhe podemos descrever o comportamento em estrada, mas a Nissan promete um motor com consumos muito contidos e com um desempenho apurado.
As primeiras entregas a clientes estão previstas para o final de Novembro na Europa, mas as encomendas devem abrir dentro de algumas semanas. Quanto à produção, vai manter-se na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.