Depois de apresentar a nova geração do Focus, a Ford acaba de revelar as novas variantes Focus Active e Focus Active Wagon. Este modelo surge como uma das apostas mais fortes da marca da oval azul, ao não fosse este estilo que fica a meio caminho entre um "all-road" e um "crossover", um verdadeiro sucesso no continente europeu.
Estas modificações dão ao Focus Active (e Focus Active Wagon) um "look" bastante mais musculado e uma maior presença em estrada. Contudo, a marca norte-americana promete que deixou esta versão com o mesmo espírito desportivo da restante gama. Para isso operou mudanças ao nível do chassis e do esquema da suspensão, que ganhou novas molas, amortecedores e barras estabilizadoras para manter um bom compromisso entre o conforto e uma condução dinâmica.
Nenhuma destas duas versões conta com tracção integral, mas isso não quer dizer que não sejam capazes de ir onde o Focus normal não consegue. É que além dos modos de condução "Normal", "Sport" e "Eco", a Ford acrescentou dois modos específicos pensados para pisos com menos tracção: "Slippery" e "Trail".
No que às motorizações diz respeito, os dois Focus Active estarão disponíveis com duas propostas a gasolina e duas diesel. A gama gasolina é formada por dois blocos EcoBoost, um de 1.0 litro e 125 cv (4.8 l/100 km) e outro de 1.5 litros e 150 cv (5.3 l/100 km). Por outro lado, a oferta diesel é formada pelo bloco 1.5 EcoBlue de 125 cv (3.5 l/100 km) e pelo 2.0 EcoBlue de 150 cv (4.4 l/100 km).
Estes motores podem ser acoplados a dois tipos de caixa, com os clientes a poderem escolher entre uma caixa manual de seis velocidades e uma transmissão automática de oito relações.