
















Já se sabia que a Ford andava a "cozinhar" um novo Ford GT, aquilo que não sabia é que se tratava de um modelo focado na utilização em pista. Mas a marca de oval azul escolheu o palco do Festival de Velocidade de Goodwood para apresentar o novo Ford GT Mk II e tirou-nos todas as dúvidas.
Corriam rumores de que esta seria uma nova variante do Ford GT para entrar na nova categoria de hiperdesportivos do Mundial de Resistência, mas afinal é uma versão exclusivamente de circuito do Ford GT. Como seria de esperar, esta versão dispensa qualquer tipo de limitação imposta pela competição para oferecer o máximo rendimento em pista.
Criado pela Ford Performance e pela Multimatic, este Ford GT Mk II foi desenvolvido para demonstrar todo o potencial do Ford GT, já que uma vez que não está inserido em qualquer competição não precisa de obedecer às normativas rigorosas das várias diferentes disciplinas.
O resultado é uma variante mais potente do que a versão de estrada, mais leve e claro, com uma aerodinâmica muito mais radical. A base para tudo isto continua a ser o motor V6 Ecoboost de 3.5 litros que já conhecemos. Porém, neste modelo surge com uma vitamina extra, que é como quem diz, com cerca de 200 cv adicionais por comparação com a versão de competição. A potência total ronda agora os 710 cv.
Quanto ao peso, a Ford Performance conseguiu poupar cerca de 90 quilos, um número considerável se tivermos em conta que o Ford GT convencional já é uma proposta com um peso (muito) aceitável: 1460 quilos. Um dos "cortes" da Ford foi a suspensão ajustável em altura do superdesportivo de estrada, já que esta versão conta com uma altura fixa.
Quanto à aerodinâmica, destaca-se a enorme asa traseira, o splitter dianteiro e o difusor anterior. E acredite, as diferenças são abismais. Este spoiler traseiro, por exemplo, gera mais força descendente do que a versão de competição e cerca de 400% mais downforce do que a versão de estrada!
A marca da oval azul destaca ainda as novas soluções de refrigeração, nomeadamente a entrada de ar no tejadilho, que nos remete de imediato para a versão de competição e leva ar fresco ao radiador do motor, à embraiagem e à transmissão.
A Ford vai produzir apenas 45 exemplares do GT Mk II, cada um com um preço base de 1.063 milhões de euros. A vida destas unidades começa em Ontario, na mesma unidade de produção do Ford GT de estrada. Só depois são enviadas para a Multimatic para passarem por uma transformação radical.