
















Este dia estava há muito reservado no calendário dos amantes da Ford, já que a marca da oval azul tinha anunciado, ainda em 2018, que ia apresentar o novo Ford Mustang Shelby GT500 no Salão Automóvel de Detroit.
Os condutores terão à sua disposição vários modos de condução, tais como "normal", "sport", "drag" e "track", e várias funcionalidades focadas na "performance", tais como "line-lock", que bloqueia as rodas dianteiras e permite "queimar" os pneus traseiros, e "launch control", para arranques rápidos.
Para acompanhar este aumento de potência a Ford Performance equipou este Shelby GT500 com uma suspensão de nova geometria, direcção assistida eléctrica, molas mais suaves e amortecedores adaptativos MagneRide, tudo para melhorar o comportamento dinâmico deste "pony".
O objectivo da Ford para esta versão foi simples: mais e melhor. Isso fica evidente não só na potência como também nos… travões. É que este Mustang conta com discos de travões Brembo de 420 mm no eixo dianteiro, segundo a Ford são os maiores de qualquer coupé americano.
A imagem exterior fica marcada pelo "pack" aerodinâmico que lhe garante um "look" bastante mais musculado. Se mesmo assim quiser mais, então saiba que a Ford lhe pode equipar o pacote "Carbon Fiber Track Package" que prescinde os bancos traseiros mas inclui jantes em carbono de 20 polegadas, "splitters" dianteiros laterais e uma asa traseira ajustável em fibra de carbono.
Quanto ao habitáculo, importa referir que é inspirado nos modelos de competição, pelo que conta com vários elementos desportivos que lhe garantem uma imagem mais radical. Destacamos o painel de instrumentos em fibra de carbono, os bancos desportivos da Recaro preparados para lhe montar um arnês de competição e um volante desportivo com inserções em Alcantara.
Contas feitas, esta terceira geração do Shelby GT500 é a mais avançada e potente da história, mas apesar de ser impressionante continua a ter um grande defeito. É que tal como acontece com o irmão mais novo, o Shelby GT350, este GT500 não será vendido na Europa…