Há duas semanas mostrámos-lhe o
Giannini 350 GP (ver galeria), um Fiat 500 alterado pela Giannini Automobili (um preparador histórico sediado em Roma) que ficou com 350 cv de potência.
Este "mini supercarro" está equipado com o mesmo motor turbo de 1.750 cc que encontramos no Alfa Romeo 4C, ainda que tenha sido "remexido" pelos técnicos da Giannini. Mas se este 350 GP contava com tracção traseira e motor em posição central, a Giannini voltou à carga e apresentou uma versão ainda mais radical com tracção integral e motor dianteiro.
Denominado Giannini 350 GP4, este Fiat 500 com "esteróides" manteve o bloco do Alfa Romeo 4C que debita 350 cv, ainda que a potência agora seja enviada para as quatro rodas. Este (pequeno) detalhe transforma este Fiat 500 numa máquina verdadeiramente infernal, já que estamos a falar num carro que conta com uma carroçaria em fibra de carbono que lhe permite pesar apenas 1.250 kg.
As vias foram dilatadas e esta proposta conta agora com jantes Forgiato de 19 polegadas. Mas são as modificações feitas no sistema de travões (fornecido pela Brembo) e na suspensão (do tipo push-rod com amortecedores Ohlins) que permitem "domar" este "monstro", ainda que a carga gerada pelos vários apêndices aerodinâmicos sejam fundamental para manter este 350 GP4 bem "colado ao asfalto".
Por esta altura já percebeu que este Fiat 500 foi feito à medida dos "track days", mas acredite, este "brinquedo" não é barato. A Giannini ainda não divulgou o preço final, mas se as 100 unidades do 350 GP Centenário custam 153 mil euros, este 350 GP4 vai custar bem mais…