A De Tomaso está oficialmente de volta, bem a tempo do seu 60.º aniversário, e deixou toda a gente rendida ao fantástico P72. É o primeiro carro lançado desde 2014, altura em que a Ideal Team Ventures (ITV) adquiriu os direitos da marca italiana.
Apresentado esta quinta-feira no Festival de Velocidade de Goodwood, o De Tomaso P72 conta com linhas inspiradas nos carros de competição dos anos 60 e é descrito como um "clássico dos tempos modernos". Nós não o descrevemos melhor e não temos qualquer problema em admitir que este é um dos automóveis mais bonitos dos últimos anos.
Este modelo é inspirado no P70, um protótipo de competição de 1964 que nunca chegou a ser construído e que foi projectado em conjunto entre Alejandro de Tomaso e Carroll Shelby.
Mas se as linhas exteriores impressionam, o que dizer do elegante habitáculo? A cabine combina pele da mais elevada qualidade (com padrão de costura em diamante) com mostradores analógicos revestidos com cor cobre e o mecanismo dos pedais e da transmissão manual estão visíveis, para que todos possam ver a mecânica a trabalhar.
A De Tomaso continua a manter as especificações deste modelo nos segredos dos deuses, mas não somos os únicos a achar que um motor V12 naturalmente aspirado formava a equipa perfeita com esta carroçaria, pois não?
Certo, para já, é que o De Tomaso P72 terá uma produção limitada a apenas 72 exemplares, cada um com um preço base de 750 mil euros.