Uma nova caixa automática EDC de seis velocidades com dupla embraiagem é a grande novidade dos Dacia Duster, que vão chegar a Portugal em Janeiro. Pode parecer pouco, mas é muito...
O Dacia Duster é um valor seguro para quem pensa em SUV’s virados para uma utilização no campo do lazer. Tem versões com um motor a gasolina 1.2 TCe com 125 cv (desde 14 490 €) para as "aventuras" do dia-a-dia no tráfego urbano e um diesel 1.5 dCi de 110 cv (a partir de 18 550 €), que também dá origem a uma versão 4x4 (desde 21 050 €), que abre novos horizontes para quem gosta de andar por maus caminhos.
As duas propostas que partilham a polivalência e contribuem para o sucesso de um modelo onde o preço (também) é um argumento fundamental. O Duster é o ícone da Dacia. Foi alvo de um restyling importante em 2015 e a sua imagem definiu o estilo de modelos como o
renovado Sandero e Logan.
"Em equipa que ganha não se mexe" e com o Duster, a Dacia esqueceu a imagem e limitou-se a fazer um pequeno-grande "upgrade" mecânico, apostando numa caixa automática de seis velocidades com dupla embraiagem bem conhecida em modelos da Renault. Esta proposta só está disponível na versão 4x2 com o motor 1.5 dCi de 110 cv.
Guiámos este modelo e gostámos do desempenho da caixa de velocidades. Pode não ser tão rápida e eficaz numa condução desportiva como a DSG do Grupo VW, mas é muito agradável de utilizar num ritmo de condução normal, num modelo onde a suspensão privilegia o conforto.
A Dacia ainda não definiu o preço exacto do Duster 4x2 dCi de 110 cv (desde 18 550 €) com a caixa EDC, mas as estimativas apontam para mais 1 500 €. É dinheiro, mas é um valor que se justifica pela comodidade de utilização em ambiente urbano e uma proposta muito mais evoluída do que as transmissões automáticas de variação contínua que continuam a marcar presença em marcas com outras ambições ao nível do status...