O Clio R.S. Trophy já está disponível no mercado nacional com um preço desde 31 750 euros. É um bom exemplo da tradição da Renault ao nível das versões desportivas realizadas com base em modelos pensados para uma utilização familiar. A Renault Sport partiu da
nova geração do Clio para criar uma proposta à medida do prazer de condução e ninguém pode ficar indiferente aos 220 cv de potência anunciados.
DESIGN. Em termos de imagem o R.S. Trophy não faz muita diferença face ao modelo que lhe dá origem. Mas o spoiler anterior, onde se destacam os faróis de nevoeiro em LED, com uma tecnologia que os franceses baptizaram como R.S. Vision, fazem a diferença em termos visuais e na funcionalidade porque têm a função de iluminação em curva. A asa traseira, as jantes de 18 polegadas e uma suspensão específica com amortecedores mais firmes e uma menor altura ao solo ao nível do eixo dianteiro (20 milímetros) e do eixo traseiro (10 milímetros), traem a imagem deste Clio.
MOTOR. O bloco de quatro válvulas por cilindros 1.6 turbo com 220 cv de potência não é exactamente uma novidade, mas marca de forma evidente o carácter desportivo do R.S. Trophy. Tem acoplada uma caixa automática de seis velocidades com dupla embraiagem, que convida a uma condução dinâmica. As passagens de caixa são tão rápidas em aceleração, sem necessidade de aliviar o pé do acelerador, como nas reduções mais nos limites quando se chega a uma curva com demasiado optimismo.
O "Launch Control" permite arranques rápidos sem que as rodas patinem em excesso. Por isso é possível passar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atingir os 235 km/h.
AO VOLANTE. As bacquets merecem aplauso. Por um lado garantem uma posição de condução correcta e por outro asseguram o apoio necessário num carro que é capaz de curvar muito depressa. A suspensão é naturalmente seca e se impede o rolamento da carroçaria, também evita as perdas de tracção em aceleração à saída das curvas mais apertadas.
Apesar de ser um "tudo à frente" e o peso estar concentrado no eixo dianteiro, o Clio R.S. Trophy tem um comportamento bastante neutro. É necessário exagerar muito para as rodas dianteiras começarem a escorregar na inserção em curva. A direcção é precisa e incisiva e os travões dão confiança ao condutor. O sistema de escape Akrapovic canta, que encanta…
O RS Monitor mostra no ecrã do sistema multimédia, diversos parâmetros do funcionamento do carro. É quase um sistema de telemetria de bolso. Pode ser um gadget, mas o Renault Clio R.S. também é um brinquedo para gente crescida…