Pesquisa
Novos Modelos

'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar

12.06h
 
'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar
'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar'Hatchback' ou coupé? Kia EV4 dá até 630 km sem parar

Só faltava mostrar as primeiras imagens do protótipo que dará vida ao citadino EV2 (mas que será falado noutro artigo) para a Kia arrancar esta quinta-feira em grande estilo o seu EV Day 2025 em Tarragona.

Pelo meio, a insígnia sul-coreana revela na cidade espanhola os dados técnicos do novíssimo EV4 que chegará em Março aos concessionários da Coreia do Sul para depois espalharem-se pelo mundo.

Objectivo a atingir com esta proposta nos formatos hatchback e da berlina coupé? Dar mais um salto decisivo para a electromobilidade total.

Prático e dinâmico

Prático e versátil, é com o EV4 que a Kia pretende redefinir o segmento C com uma nova abordagem à estética que actualmente vinga nesta categoria segundo o lema Your Edge in Motion (O Seu Limite em Movimento).

Com linhas muito próximas do protótipo revelado em finais de 2023, este "eléctrico" assume o visual futurista das produções mais recentes da marca, com as linhas aerodinâmicas a privilegiarem o consumo e a autonomia.

Estes objectivos estão patentes num coeficiente aerodinâmico de Cx 0,23, graças ao completo revestimento da parte inferior da carroçaria para o melhor desempenho a "rasgar" o ar.

Quanto a dimensões, o hatchback mede 4,43 metros de comprimento, com a berlina coupé a esticar-se até aos 4,73 metros, com a largura em ambos a ser de 1,86 metros.

A distância entre eixos chega aos 2,82 nos dois modelos, com a altura a ser de 1,485 metros no primeiro exemplo, com o segundo a ter menos cinco centímetros.

Suportado pela plataforma E-GMP com arquitectura eléctrica de 400 volts, ambas as variantes adoptam baterias de 58,3 ou de 81,4 kWh, a alimentar um propulsor de 150 kW (204 cv) passados às rodas dianteiras.

As acelerações dos zero aos 100 km/hora são comuns a este tipo de propostas, com a berlina a fazê-lo em 7,4 segundos e o hatchback a demorar mais três décimas para uma velocidade de ponta de 170 km/hora.

Autonomia alargada

Quanto à autonomia, a bateria de menor capacidade na berlina coupé dá até 430 quilómetros entre recarregamentos, com a Long Range a chegar até aos 630, baixando para 590 quilómetros no hatchback.

O compacto de cinco portas baixa a distância para 590 quilómetros com o acumulador de maior capacidade, demorando ambos 31 minutos a carregá-lo.

A potência máxima de carregamento não é indicada mas deverá ser semelhante ao do KIA EV3: 102 kW para a bateria mais pequena, e 128 kW para a maior, demorando 31 minutos a carregar dos dez aos 80%.

À semelhança de outros modelos eléctricos da Kia, o EV4 equipa a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) de 3,6 kVA para uso interno e externo, bem como o Vehicle-to-Grid (V2G) de 10 kVA.

Nas tecnologias incluídas de série está o cockpit de navegação para carro conectado (ccNC) com um ecrã "cinematográfico" de 30 polegadas para a instrumentação (12,3’’), climatização (5,3") e multimédia (12,3").

Actualizável por via remota, o infoentretenimento inclui ainda serviços de conectividade de última geração para jogos ou simplesmente para ver conteúdos no Youtube, Netflix e Disney+, ou testar os dotes vocais no karaoke.

Chassis no ponto

A qualidade de condução também foi central no desenvolvimento deste carro, com a suspensão dianteira a ter um "suporte" MacPherson próprio para "eléctricos", sendo multibraços a configuração traseira.

A Kia explica que a montagem pioneira de válvulas responsivas à frequência SFD3 de terceira geração nos amortecedores, e de buchas de suspensão Hydro G no chassis permitiu reduzir ruídos e vibrações ao volante.

Também a geometria da tracção dianteira e o reforço da carroçaria em pontos-chave permitiram melhorar a estabilidade e a resposta dinâmica em curva, para uma condução mais directa e envolvente.

E não se deve ignorar a inclusão da travagem regenerativa variável i-Pedal 3.0 para o máximo conforto e eficiência, com o visor head-up de 12 polegadas a dar informações essenciais durante a viagem.

As mais recentes funcionalidade de apoio ao condutor compreende o assistente em auto-estrada para a condução semi-autónoma de nível 2, alinhado com o pacote de condução F+ (Drive Wise).

Quer o hatchback, quer a berlina coupé que forma a gama do Kia EV4 chegam em Março aos concessionários sul-coreanos; na Europa ainda não há data de chegada mas espera-se que aconteça ainda este ano.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.