Depois das versões
"hatchback" e
"station wagon", a Hyundai apresentou esta quinta-feira o novo membro da gama i30, o i30 Fastback.
Disponível no nosso país no início de 2018, esta nova variante do i30 contará com a mesma assinatura de estilo dos restantes elementos da nova gama i30, mas distingue-se pela "grelha em cascata", um forte "pilar C" e pelo tejadilho rebaixado que termina no "spoiler" traseiro integrado na carroçaria.
Este i30 Fastback é marcado por uma forte presença e por linhas desportivas e alongadas. A dianteira está mais larga e mais definida, destacando assim o "capot". Ainda assim, é o difusor dianteiro angular por baixo da grelha que ajuda este i30 a vincar a sua personalidade, já que juntamente com a assinatura luminosa LED lhe confere um "look" musculado e distinto.
Visto de perfil, este i30 Fastback apresenta uma silhueta típica de um coupé desportivo, sobretudo graças à linha do tejadilho, bastante inclinada e rebaixada. Este "look" fica completo graças ao longo "capot" e às cavas das rodas mais alargadas, garantindo uma forte postura a esta variante.
Avançando para a traseira, rapidamente se percebe que é o spoiler arqueado que "rouba" as atenções. Os responsáveis pelo design da marca sul-coreana conseguiram integrar este elemento na porta da mala e dar-lhe continuidade até às luzes traseiras, algo que juntamente com uma linha de ombros corpulenta deixou este i30 Fastback com uma aparência forte e desportiva.
Este Fastback revela significativas diferenças por comparação com a restante "família" i30. Tendo em conta a versão de cinco portas, o chassis deste i30 Fastback foi rebaixado em 5 mm e a rigidez da suspensão foi aumentada em 15 %, o que permite uma experiência de condução mais dinâmica e ágil.
Mas as diferenças não se esgotam aqui. Graças ao tecto e chassis rebaixados, que resultam numa altura total de 1,42 metros, este Fastback é 30 mm mais baixo do que o i30 de cinco portas. E com um comprimento de 4,45 metros é 11,5 cm mais comprido que a referida versão.
Hyundai i30 Fastback: o elemento que faltava à família i30
Tal como acontece com a restante gama i30, este Fastback conta com as últimas funcionalidades no campo da segurança e da tecnologia. Estamos a falar de sistemas como Travagem Autónoma de Emergência, Alerta de Fadiga do Condutor, Sistema de Controlo Automático dos Máximos e Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem sempre a bordo.
Os clientes poderão optar por um ecrã táctil de oito polegadas (opcional) que servirá de terminal multimédia e de navegação, sendo que inclui opções de conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Adicionalmente, o sistema de navegação vem com uma subscrição de LIVE Services gratuita durante sete anos, que oferece informação actualizada em tempo real sobre o tempo, o trânsito, radares e pesquisa online de pontos de interesse.
No que a motorizações diz respeito, este i30 Fastback estará disponível em Portugal com dois motores turbo a gasolina. Os clientes poderão optar por um bloco turbo de quatro cilindros a gasolina 1.4 T-GDi com 140 cv ou um motor turbo de três cilindros 1.0 T-GDi com 120 cv. O primeiro está disponível com uma caixa manual de seis velocidades ou com caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT). Já a proposta 1.0 T-GDi só estará disponível com a caixa manual de seis velocidades.
Mais tarde os clientes também poderão optar por um novo motor 1.6 turbo diesel com 110 ou 136 cv, sendo que em ambos os casos este bloco poderá ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática 7DCT.