A Hyundai apresentou esta terça-feira a versão eléctrica do Kona, pequeno SUV que no nosso país é comercializado com o nome Kauai. Continua a assumir-se como um crossover de "look" arrojado e a forma geral pouco ou nada mudou face ao Kauai "convencional". Destacamos apenas a nova grelha dianteira, que foi fechada pelos "designers" da marca sul-coreana, uma vez que já não há necessidade de servir como "tomada" de ar.
Mas a grande novidade é mesmo o que está "escondido", já que este Kauai adoptou mecânicas eléctricas distintas. Uma delas – denominada "Longa Distância" - conta com um motor que debita 150 kW (o equivalente a 204 cv) e com um "pack" de baterias de 64 kWh que garante uma autonomia de 470 Km.
A outra proposta, bem menos potente, conta com uma bateria de 39 kWh e um motor de 99 kW (equivalente a 135 cv), com a Hyundai a reivindicar uma autonomia máxima na casa dos 300 quilómetros. Comum às duas variantes é o binário máximo fixado nos 395 Nm e a velocidade máxima de 167 km/h.
Também o chassis foi renovado de forma a incorporar os novos componentes da versão eléctrica. Isso permitiu que as baterias fossem "arrumadas" de forma a distribuir o peso pelo chassis e a manter o centro de gravidade baixo.
Este Kauai Electric continua a contar com as mais recentes propostas da Hyundai no campo da tecnologia e segurança, tal como acontece com o Kauai "normal". Falamos de sistemas como o assistentes de travagem de emergência dianteira com detecção de peões, alerta de veículos no ângulo morto, assistente de manutenção na faixa de rodagem e "cruise control" inteligente com função "Stop & Go".