A Hyundai arranca o ano "a 300 à hora", assumindo já o CES de Las Vegas, supostamente a maior feira de electrónica do Mundo, como um salão automóvel. Será aí que, já na próxima semana, mostrará o seu novo modelo a hidrogénio, além da nova tecnologia que está a desenvolver para condução autónoma.
Resumidamente, para quem está menos a par, os automóveis "fuel cell" são carros com motores eléctricos, mas com a capacidade de gerarem eles próprios a energia eléctrica de que necessitam. Isso é feito pela reacção entre o hidrogénio armazenado em depósitos especiais no carro e o oxigénio existente na atmosfera, num processo inverso ao da electrólise da água: neste, aplicando-se uma corrente eléctrica, consegue dividir-se a molécula de água em oxigénio e hidrogénio; nas pilhas de combustível, o hidrogénio reage com o oxigénio, originando uma corrente eléctrica e vapor de água que é a única coisa que sai dos escapes.
No carro que irá apresentar no CES, a Hyundai também deverá mostrar os últimos avanços feitos a nível da condução autónoma, embora depois não os possa colocar nos carros que irá vender, por limitações legais… Por fim, deverá também exibir aquilo que designa por Intelligent Personal Agent, um conceito para o habitáculo que recorre à inteligência artificial e que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos dez anos. Para já, melhorou muito a capacidade de escutar os comandos por voz, podendo até desempenhar diversas tarefas ditas numa única frase. Mas o sistema prevê a capacidade de antecipar as necessidades do condutor e adaptar a informação e o estado do automóvel em conformidade!