
















Antes da "febre" dos SUVs quem queria um automóvel prático, desportivo e fiável tinhas nas carrinhas uma boa opção. Com a chegada dos SUVs/crossovers o leque de escolhas aumentou e este tipo de carroçarias roubou muito do protagonismo às "wagons". Mas a Volvo quer captar novamente os pontos fortes das "shooting brakes" e acaba de apresentar a nova V60.
O desenho da traseira é elegante e sofisticado, mas o ligeiro "spoiler" que prolonga a linha do tejadilho, as barras de tejadilho cromadas, a assinatura luminosa inspirada nos novos V90/S90 e os escapes cromados rectangulares dão-lhe um toque desportivo.
Avançando para o habitáculo rapidamente percebemos que as diferenças face aos rivais alemães (BMW, Audi e Mercedes) são muitas. A Volvo continua a optar por um estilo mais simples e por uma linguagem de design minimalista que apenas deixa saltar á vista o essencial. Isto é, a peça central do habitáculo é o display de nove polegadas que serve de terminal para os sistemas multimédia, de navegação e de informação, sendo que é ladeado por duas saídas de ar que ajudam a completar o "look" da consola.
O tablier e a consola central são adornados com um acabamento metálico que contrastam com a pele dos bancos, do tablier e dos painéis laterais das portas. O design minimalista continua na segunda linha de bancos e na bagageira, que cresceu 99 litros face ao modelo que substitui. Com uma capacidade de carga de 529 litros a bagageira da nova Volvo V60 é maior que a de todos os rivais alemães: Audi A4 Avant (505 litros), BMW Série 3 Touring (494 litros) e Mercedes Classe C Estate (490 litros). Este número cresce até aos 1364 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Quando chegar ao mercado, lá mais para Setembro, a nova Volvo V60 contará com opções a gasolina (T5 de 250 cv e T6 de 320 cv) e propostas diesel (D3 de 150 cv e D4 de 190 cv). Mas como já foi anunciado, a intenção da Volvo é que todos os carros novos a partir de 2019 já sejam electrificados, pelo que esta V60 já estará disponível com duas variantes híbridas plug-in: T6 Twin Engine AWD de 340 cv de potência e T8 Twin Engine AWD de 390 cv.