Depois de ter mostrado um novo Passat para a China no final do último ano e de no último mês ter revelado o Passat para o mercado norte-americano, a Volkswagen mostrou esta quarta-feira o novo Passat para a Europa, que conta com versão berlina e carrinha, entre elas uma versão "Alltrack" mais musculada.
As diferenças visuais estão longe de ser radicais, mas existem. O pára-choques dianteiro e a grelha frontal são totalmente novos, bem como o pára-choques traseiro - denominação do modelo passa a estar ao centro, como no Arteon - e os grupos ópticos com tecnologia LED, que também foram redesenhados pela marca de Wolfsburgo.
A "história" continua dentro do habitáculo, onde são poucas as alterações a registar. O destaque vai para o novo painel de instrumentos digital e para a terceira geração do sistema de infotainment da marca. O ecrã central, que rouba grande parte das atenções, está disponível em três tamanhos distintos (6.5, 8.0 e 9.2 polegadas) e conta com ligação à web que lhe permite aceder a serviços de navegação com informações de trânsito em tempo real.
No que à mecânica diz respeito, o novo Passat vai chegar à Europa com três motores a gasolina e três motores diesel. A oferta a gasolina é composta pelo motor 1.5 TSI de 150 cv e pelo 2.0 TSI de 190 e 272 cv. Já a oferta diesel é formada por um bloco 1.6 TDI de 120 cv e pelo motor 2.0 TDI de 150, 190 ou 240 cv.
O Passat GTE, variante híbrida "plug-in" deste modelo, passa a contar com uma potência combinada de 218 cv que resulta a potência de um motor 1.4 TSI de 156 cv com ou motor eléctrico de 85 kW. A Volkswagen reivindica uma autonomia totalmente eléctrica de 55 quilómetros para este modelo, de acordo com o ciclo WLTP.
As encomendas do novo Passat em território europeu começa no próximo mês de Maio. Contudo, o lançamento no mercado só deverá acontecer no final do mês de Agosto no mercado "caseiro" da VW, o alemão.