A MINI prepara-se para apresentar, ainda durante este ano, um modelo totalmente eléctrico que se vai chamar… MINI Electric. Mas a Swind, uma pequena empresa britânica, acaba de se antecipar e apresentou uma versão 100 por cento eléctrica do MINI original.
E não pense que este se trata de mais um projecto "one-off" que tem como objectivo gerar visibilidade para a marca. Este modelo já recebeu luz verde para produção, já se encontra à venda e verá comercializados 100 exemplares, cada um com um preço de 79 mil libras, o equivalente a 90 mil euros.
Denominado Swind E Classic Mini, este pequeno eléctrico foi apresentado ao mundo durante o Salão de Automóveis Clássicos de Londres e não deixou ninguém indiferente. As carroçarias usadas são originais e totalmente restauradas, mas a motorização convencional foi substituída por um conjunto de baterias com 24 kWh de capacidade e por um pequeno motor eléctrico que produz o equivalente a 110 cv de potência.
Substituir a motorização original por este propulsor eléctrico e por este conjunto de baterias acrescentou 80 quilos ao peso deste modelo, que continua a ser um dos automóveis mais leves do mercado: pesa apenas 720 quilos!
Este MINI está longe de ser um automóvel rápido, mas a verdade é que esse não é o objectivo. Ainda assim, é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,2 segundos e de chegar aos 130 km/h.
A Swind não só reivindica uma autonomia de 200 quilómetros como montou um sistema regenerativo de travagem. A perda do depósito de combustível permitiu um ganho de 200 litros de capacidade na bagageira e a instalação de novos travões e de novos elementos da suspensão tiveram um reflexo bastante positivo na dinâmica e no comportamento em estrada.
É certo que estamos a falar de um automóvel clássico e de uma série bastante exclusiva, mas para um automóvel que custa 90 mil euros este Swind E Classic Mini tem uma lista de equipamento de série bastante curta.
Se quiser um sistema de "infotainment" com navegação incluída, direcção assistida ou ar condicionado tem de pagar um extra. Isto já para não falar do um tejadilho com abertura deslizável ou do sistema de carregamento rápido, também opcionais.