O Fiat 500 Jolly também aderiu à moda da electrificação e ganhou uma variante eléctrica, denominada Jolly Icon-e. A Culpa é da Garage Italia Customs, empresa que pertence a Lapo Elkann, neto de Gianni Agnelli e herdeiro do Grupo FIAT.
Este modelo, que originalmente podia ser visto como uma espécie de versão "buggy" do FIAT 500, era construído pela Carrozzeria Ghia e foi produziro entre 1958 e 1974. Destacava-se por ser um descapotável, com um pequeno toldo que protegia os ocupantes do sol, por não ter portas e por ter bancos feitos de vime.
A marca de Turim não sabe ao certo quantos modelos do Jolly foram feitos, mas sabe-se que são altamente coleccionáveis, com cada unidade a estar avaliada em várias dezenas de milhares de euros. A pensar nisso, esta versão da Garage Italia começou por ser um "Nuova 500" normal, e só depois transformado.
A empresa de Lapo Elkann garante que a rigidez torsional foi mantida graças à instalação de uma célula de segurança. Ao contrário das versões originais, esta manteve a moldura do pára-brisas, o que ajuda a reforçar ainda mais a rigidez desta criação.
Mas se a imagem vintage impressiona, é o motor que ganha maior destaque, já que o bloco de dois cilindros arrefecido a ar foi substituído por um propulsor eléctrico. A caixa manual de quatro velocidades do modelo original foi mantida, mas a Garage Italia não revelou nenhum detalhe técnico sobre o motor.
Recorde-se que já no ano passado esta garagem italiana tinha deitado as mãos ao FIAT 500 Jolly. Para assinalar o 60.º aniversário do FIAT 500 Jolly Spiaggina, a Garage Italia Customs criou o 500 Spiaggina, uma versão mais moderna feita com base no FIAT 500 actual.
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