A KIA já apresentou o membro mais recente da gama Ceed e nós já sabemos os preços. Falamos, como não poderia deixar de ser, do XCeed, a quarta carroçaria da família Ceed, a juntar-se à elegante ProCeed (Shooting Brake), ao hatchback e à versão carrinha.
A marca sul-coreana apresenta-o como uma alternativa desportiva aos SUVs tradicionais e isso explica, muito bem, a essência de um modelo que se afirma como uma espécie de SUV Coupé, já que apresenta uma linha de tejadilho muito inclinada na traseira, uma imagem musculada e um perfil muito baixo.
Este modelo partilha a plataforma com o Ceed, mas tal como os responsáveis da marca em Portugal nos fizeram questão de explicar, os únicos painéis comuns a ambos são as portas dianteiras. Tudo o resto é novo.
Assim que espreitamos o habitáculo do novo XCeed a primeira coisa que reparamos é o pacote de estilo que lhe acrescenta apontamentos em amarelo, para combinar com a cor de lançamento que a KIA escolheu para este modelo. É um "pack" de estilo inédito e exclusivo para este modelo.
O ecrã central destaca-se por permitir a ligação com dois dispositivos móveis e por poder ser dividido em três partes iguais, podendo assim apresentar três aplicações distintas ao mesmo tempo.
A oferta do novo KIA XCeed divide-se, neste momento, em motorizações diesel e a gasolina, sendo que mais tarde também teremos uma versão híbrida de 48V e uma versão híbrida "plug-in". Contudo, e nesta altura, apenas poderá escolher entre um motor 1.0 T-GDi com 120 cv de potência, um 1.4 T-GDi com 140 cv e um bloco diesel 1.6 CRDi com 115 ou 136 cv de potência. Com excepção do bloco de 1.0 litro a gasolina, todos podem ser associados a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa DCT de sete relações.
O novo KIA XCeed já está disponível no mercado nacional com preços que começam nos 27.891 euros para a versão "Drive" equipada com o bloco 1.0 T-GDi. A versão mais cara é a "Tech + SRF" com o motor 1.6 CRDi (associada a uma caixa EDC de sete velocidades), cujo preço começa nos 38.829 euros.
A marca sul-coreana preparou uma campanha de lançamento especial que retira 4.750 euros às versões a gasolina e 5.300 euros às variantes diesel, fazendo com que o preço do 1.0 T-GDi 120 cv (nível de equipamento Drive) comece nos 21.990 euros. O diesel mais barato é o 1.6 CRDi com 115 cv e com o nível Drive, cujo preço começa nos 26.840 euros.
Nota: em breve teremos um ensaio dinâmico completo no site, por isso mantenha-se atento!