A divisão Special Vehicle Operations da Jaguar desenvolveu uma versão mais sóbria do radical XE SV Project 8 (ver galeria). Destaca-se o novo (e menor) spoiler traseiro e o design mais discreto, ainda que debaixo do capot esteja um poderoso motor V8 sobrealimentado de 5.0 litros que produz 600 cv de potência.
Este número permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada a 300 km/h.
Do ponto de vista estético, esta versão é menos radical do que o Project 8 que testámos em Maio de 2018 e isso fica evidente com o novo "splitter" frontal fixo e com a nova asa traseira fixa que substitui a asa traseira ajustável em fibra de carbono do modelo original.
"O Project 8 recebeu avaliações positivas extraordinárias desde o seu lançamento, o que confirma a capacidade da equipa Special Vehicle Operations para criar uma berlina compacta da Jaguar com um rendimento que em nada fica atrás de um supercarro. A versão Touring acrescenta ao Project 8 aquilo que procuram os amantes dos veículos de grandes prestações e que não querem renunciar na dinâmica de condução em estrada centrada no condutor", afirmou Jamal Hameedi, director de engenharia da Jaguar Special Vehicle Operations.
A divisão SVO da marca britânica vai construir à mão 15 unidades deste Project 8, todas na versão de quatro bancos. Os clientes podem optar entre os acabamentos Valencia Orange, Velocity Blue, Corris Grey Satin e British Racing Green. Ao contrário da versão original do Project 8, esta variante chega sem qualquer adesivo especial na carroçaria.