A Jeep apanhou a concorrência europeia desprevenida a vai apresentar no salão de Nova Iorque – que abre esta semana ao público – aquele que será o mais rápido SUV do Mundo, pelo menos em aceleração: o Jeep Grand Cherokee Trackhawk conta com 707 cv para o levarem até aos 100 km/h em pouco mais de 3,5 s!
Na verdade, o único valor anunciado pela Jeep é uma aceleração mais americanizada, ou seja, de 0 a 60 milhas por hora, o equivalente a 96 km/h, nos tais 3,5 s exactos. E anuncia ainda como velocidade máxima os 289 km/h, embora aí seja batido pelo Bentley Bentayga que consegue atingir os 300 km/h…
Nesta autêntica "corrida ao armamento", a Jeep recorreu ao V8 Hellcat 6.2 sobrealimentado que debita 707 cv e 841 Nm! Conta com tracção integral e uma caixa automática de oito velocidades, optimizada para lidar com tamanhas potências e recebendo até um modo Track, para melhor funcionamento… em pista!
Com um ar super agressivo, tanto pelas entradas de ar adicionais, face ao já muito potente SRT8, como pelas novas jantes de 20 polegadas, este Jeep Grand Cherokee Trackhawk tem ainda quatro saídas de escape e diversas placas a assinalar a especificidade do modelo.
Apesar de se tratar da versão mais desportiva que um SUV já conheceu, o Trackhawk recebe todos os luxos e "mimos" que um topo de gama pode desejar. Não só os estofos em pele com o nome desta versão especial embutido, mas também toda a tecnologia mais moderna, como o Apple Car Play ou o Android Auto, mas também uma espécie de telemetria que exibe, no ecrã central de 8,4’’ diversas informações sobre a forma como se está a tirar partido deste… "monstro do asfalto"!
Por fim, detalhe máximo, este Jeep Grand Cherokee Trackhawk tam ainda um "modo Valet" que limita todas as características do carro, nomeadamente, limitando a potência e o binário, além de desactivar as patilhas da caixa e manter o ESP sempre ligado, para quando se entrega o carro a um arrumador…
O Jeep Grand Cherokee Trackhawk começa a ser vendido nos Estados Unidos no último trimestre deste ano, mas a sua disponibilização no mercado europeu está ainda a ser debatida…