Como é que se porta o Junior 280 Veloce em estrada aberta? "Demasiado" bem, a fazer fé nos engenheiros que deitaram as mãos ao primeiro eléctrico da Alfa Romeo para lhe darem uma pujança redobrada.
Nada melhor, por isso, do que levar o crossover para a pista do centro de testes de Balocco para os tão esperados ensaios dinâmicos antes da respectiva homologação.
Afinal, foi a primeira vez que todo o circuito Langhe foi aberto a condutores externos após a sua construção em 1962.
O traçado tenta reproduzir, o mais fielmente possível, uma estrada suburbana cheia de curvas, e com várias subidas e descidas, para simular a utilização quotidiana dum carro.
Não foi fácil a estreia do Alfa Romeo Junior, anteriormente conhecido como Milano antes do ataque protagonizado pelo governo italiano por o carro não ser construído no país.
A equipá-lo está um novo propulsor que faz dele o "eléctrico" mais potente das insígnias representadas pela Stellantis… se se excluírem os exclusivos Grecale Folgore e GranTurismo Folgore da Maserati.
São 280 cv e 345 Nm que o levam dos zero aos 100 km/hora em apenas 5,9 segundos para uma velocidade de ponta superior a 200 km/hora.
A apoiar esta dinâmica está a conhecida bateria de iões de lítio com 54 kWh para uma autonomia até 410 quilómetros, com o carregamento de dez a 80% a 100 kW em corrente contínua a demorar 30 minutos.
Se a base se mantém a mesma de outros modelos do grupo automóvel construídos sobre a plataforma CMP, o mesmo já não acontece com as afinações específicas do chassis para suportar o dinamismo do carro.
A suspensão foi rebaixada em 25 mm enquanto as barras estabilizadoras à frente e atrás garantem curvas a alta velocidade com um elevada "colagem" ao alcatrão.
A travá-lo estão discos dianteiros de 380 mm com pinças monobloco de quatro pistões, apoiado pela estreia do diferencial mecânico autoblocante TorSen D num "eléctrico" com tracção dianteira.
Também os pneus de alto desempenho que "calçam" as jantes de 20 polegadas em liga leve, especificamente concebidos para "eléctricos" para um desempenho vitaminado.
A somar às dimensões compactas do crossover está um peso de 1.590 quilos, menos 200 quilos do que os rivais mais directos, como faz questão de destacar a marca.
A icónica traseira "truncada" e as entradas assimétricas à frente reforçam o aerodinamismo do desportivo ao reduzirem a resistência ao ar e o consumo de energia.
Há ainda uma banda sonora específica a acompanhar a condução eléctrica, que apenas é ouvida a bordo para dar uma percepção mais apurada da aceleração e desaceleração, e um sistema de navegação próprio.
O selector de condução Alfa DNA assume funções específicas relativas à propulsão 100% electrificada, com o modo Dynamic a dar a potência e binário máximos.
Esta solução aumenta também a sensibilidade da direcção e dos pedais, ao mesmo tempo que minimiza as interferências do estabilizador lateral.
Já o modo Natural limita a potência e a velocidade máximas, assim como a acção do ESP, para poupar os consumos na condução do dia a dia mas sem sacrificar o desempenho.
No modo Advanced Efficiency o binário é limitado aos 300 Nm para uma maior eficiência energética, com a regeneração a ser reforçada quando se liberta o acelerador ao accionar o botão B-mode.
O interior segue o espírito aguerrido do Junior 280 Veloce na estrada, com a ergonomia dos comandos em plano de destaque.
O posto de condução é definido pelos ecrãs de instrumentação e multimédia, ambos de 10,25 polegadas, enquanto os bancos Spiga são estofados em tecido preto e vermelho, e em couro ecológico.
No campo dos assistentes à condução, dispõe dos sistemas mais evoluídos do momento, como a velocidade de cruzeiro adaptativa com manutenção de faixa, ou os sensores de estacionamento traseiro.
Dois pacotes distintos permitem personalizar o crossover, com o Techno a incluir condução semi-autónoma de nível 2, faróis LED Matrix e navegação conectada com assistente virtual.
O Sport destina-se apenas a "decorar" o habitáculo, com o volante em pele e Alcantara, e os bancos Corsa da Sabelt forrados em camurça preta e vermelha.
Não será barata a proposta da Alfa Romeo, com um preço de partida que deverá ultrapassar os 47.500 euros antes das devidas personalizações.
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