A Kia revelou finalmente o novo ProCeed, que passou de um "hatchback" a uma carrinha "shooting brake" inspirada no concept Proceed que a marca sul-coreana mostrou no Salão Automóvel de Frankfurt do ano passado.
Tal como acontece com toda a gama Kia Ceed, a nova carrinha ProCeed estará disponível com os níveis de equipamento GT-Line e GT, sendo este último a versão topo de gama deste modelo.
A variante GT-Line estará disponível com três motores distintos: 1.0 litros T-GDI de 120 cv, 1.4 litros T-GDI de 140 cv e o novo 1.6 litros CRDi Smartstream diesel de 136 cv. Estas três motorizações podem ser associadas a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades.
Por seu turno, a versão topo de gama, denominada ProCeed GT, vai partilhar o mesmo motor de 1.6 litros T-GDi do novo Ceed GT. Este bloco produz 204 cv de potência e 265 Nm de binário e está acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades com patilhas de metal no volante.
A Kia reivindica uma condução mais dinâmica para este modelo e como tal deu-lhe uma suspensão especialmente afinada para obter mais agilidade e mais rapidez de resposta. As molas dianteiras e traseiras estão mais duras e as barras anti rolamento mais suaves.
Com 4,605 mm de comprimento e 1,422 mm de altura, a carrinha Kia ProCeed é 5 mm mais comprida e 43 mm mais baixa do que a Ceed Sportswagon, sendo que a altura ao solo foi reduzida em 5 mm. Estes números justificam o "look" mais desportivo desta proposta, mas vêm com um preço: a capacidade da bagageira desceu de 625 para os 594 litros, por comparação com a Kia Sportswagon.
A produção deste novo modelo arranca já no próximo mês de Novembro na Eslováquia e a estreia no nosso país vai acontecer em Janeiro de 2019. Os preços começam nos 27 mil euros...