Pesquisa
Novos Modelos

Kia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivo

14:01 - 24-01-2018
  40
Kia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivo
Kia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivoKia Rio ganha versão GT Line de 120 cv e aspecto mais agressivo

A Kia escolheu o nosso país para apresentar o novo Rio à comunicação social europeia em Fevereiro do ano passado. Agora, quase um ano depois, a marca sul-coreana acaba de revelar a variante mais "picante" da gama, denominada GT Line (variante já disponível nos modelos Picanto e Sportage).

A linha mais desportiva deste Kia Rio não só estreia um novo motor como garante um desenho exterior mais agressivo e um interior ainda mais equipado. E convém não esquecer que o habitáculo do Rio "convencional" já representavam um salto qualitativo face à geração anterior.

Mas vamos começar pelo que mais interessa, o motor. A Kia equipou este Rio GT Line com um motor T-GDi de 1.0 litros turbo que debita 120 cv de potência e 172 Nm de binário máximo. Este bloco surge associado a uma caixa manual de seis velocidades e regista um consumo homologado (segundo o ciclo NEDC) de 4,7 litros por cada 100 quilómetros.

A fabricante sul-coreana não revela a velocidade máxima ou o registo dos 0 aos 100 km/h deste modelo, limitando-se a adiantar que "a grande capacidade de resposta proporciona uma aceleração imediata e o seu baixo peso favorece a estabilidade e as reacções rápidas".

Aquilo que a Kia já confirmou é que este Rio GT Line vai receber uma nova motorização lá mais para o final deste ano. Trata-se de um motor atmosférico de 1.2 litros que surgirá associado a uma caixa automática de sete relações e dupla embraiagem para mudanças ainda mais rápidas.

Explicadas que estão as novidades no campo da mecânica, importa perceber o que mudou no exterior. E ainda que as mudanças não sejam radicais, é fácil distinguir este Rio GT Line de um Rio "convencional". A grelha dianteira "nariz de tigre" mantém-se e conta com um acabamento em preto brilhante e com uma moldura cromada. O pára-choques dianteiro ganhou luzes diurnas LED e apontamentos em preto, bem como um ligeiro "lip-spoiler" que ajuda a acentuar a personalidade desportiva desta proposta.

De perfil destacam-se as capas dos espelhos retrovisores a preto, as saias laterais mais proeminentes (e com um apontamento preto) e claro, as jantes de 17 polegadas com assinatura "GT Line". Avançando para a traseira importa realçar a dupla saída de escape e o pára-choques mais musculado.

O habitáculo também foi alvo de mudanças de forma a acompanhar a evolução operada na carroçaria. Os bancos são de couro sintético e contam com costuras de uma cor diferente, o volante é em couro e tem uma base recta, os pedais são em alumínio e combinam com os apontamentos cromados dos puxadores das portas, da consola central e do volante.

Contudo, o ecrã táctil de sete polegadas é o elemento que mais se destaca neste habitáculo. Pode ser integrado com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e mostra, entre outras coisas, a imagem da câmara de visão traseira. E esta é apenas uma das "ajudas" à condução que este rio GT Line disponibiliza, já que conta com sistema de travagem de emergência assistida, reconhecimento de peões, sistema de aviso de mudança de faixa involuntário, sistema de assistência à permanência em faixa e sistema de alerta à atenção do condutor.

A primeira aparição pública está marcada para o próximo mês de Março, no Salão Automóvel de Genebra, mas a estreia comercial só vai acontecer lá mais para o Verão, no final do primeiro semestre de 2018.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.