Apresentado ao mundo em Junho, uma semana depois do "irmão" Hyundai Kauai – que
AQUELA MÁQUINA já conduziu -, o Kia Stonic, a aposta da marca sul-coreana para o segmento dos SUV compactos – ou B-SUV -, já está disponível no nosso país.
Criado para fazer frente a verdadeiros "veteranos" neste segmento, como é o caso do
Renault Captur,
Nissan Juke e
Peugeot 2008, sem esquecer os novos elementos (
SEAT Arona,
VW T-ROC e
Citroën C3 Aircross), a Kia tem grandes esperanças para um mercado que já vale 1,1 milhões de unidades anuais na Europa e que em 2020 deverá crescer até aos 2 milhões!
"O Kia Stonic irá afirmar-se como um dos modelos mais arrebatadores deste segmento, apoiado pela garantia única da Kia e pela reputação da nossa marca em matéria de fiabilidade, qualidade e ‘design’ contemporâneo" afirmou o presidente executivo da Kia Motors Europe, Michael Cole, na apresentação mundial deste modelo. Cole foi mais longe e admitiu mesmo que
"pela expansão deste segmento, o Stonic vai tornar-se num dos nossos modelos mais vendidos".
A espectativa da fabricante sul coreana em Portugal é de vender 400 unidades até ao final do ano e 1000 unidades em 2018. Para isso lançou uma campanha de desconto válida até 31 de Dezembro que garante 3.700 euros de desconto nas versões a gasolina e 3.900 euros de desconto nos diesel. Isto para quem optar pelo financiamento. Quem escolher a opção de pronto pagamento vê este desconto reduzido para os 2.500 euros.
Montado na mesma plataforma do Kia Rio, o Stonic marca pontos pela personalidade muito própria e por uma imagem vincadamente jovem e aventureira. Com 4,14 metros de comprimento, 1,74 m de largura e 1,52 m de altura destaca-se pela posição elevada face à estrada.
A grelha dianteira, com o formato "nariz de tigre" aponta para os restantes modelos da marca sul coreana, mas é a carroçaria bi-tom – que só estará disponível em 2018 (ainda que já possa ser encomendada) e terá 20 combinações distintas, que marca a imagem deste modelo.
As cores também entraram no habitáculo, que conta com várias aplicações na mesma cor da carroçaria, garantindo um "look" mais alegre e divertido. Quando olhamos para o nível mais elevado de equipamento, destaca-se o "display" táctil de grandes dimensões que suporta ligação com Apple CarPlay e Android Auto. Porém, este habitáculo tem tudo a ver com o que já conhecemos da Kia, sobretudo do Rio.
No que à capacidade da bagageira diz respeito, o Stonic garante 352 litros, menos 9 litros que o "irmão" com o "H" na frente. É um número honesto, mas está longe de ser dos maiores do segmento.
O Stonic está disponível com motorizações a gasolina e diesel. No campo da gasolina, a oferta é composta pelo motor 1.2 de 84 cv e 1.0 de 120 cv. Por seu turno, quem alinho no campo dos diesel é o bloco 1.6 de 110 cv de potência.
Os preços para versão 1.2 a gasolina começam nos 13.400 euros – com a campanha de desconto de 3.700 euros – e nos 16.700 euros para a variante 1.0 T-GDI. Nos diesel, o preço começa nos 19.200 euros – com a campanha de desconto de 3.900 euros – para o motor 1.6.
Recorde-se que por mais 500 euros pode contar com o "pack" de segurança da Kia, que acrescenta o sistema de saída de faixa, sistema de detecção de fadiga do condutor, sistema de controlo de máximos e sistema de travagem de emergência.
Preços:
Gasolina
1.2 – desde 13.400 euros (com campanha) ou 17.100 euros
1.0 T-GDI – desde 16.700 euros (com campanha) ou 20.400 euros
Diesel
1.6 – desde 19.200 (com campanha) ou 23.100 euros