O Lada Niva mantém-se como um dos ícones off-road desde que foi lançado em 1977, para agora receber uma bem vinda revitalização…. que nunca deverá chegar ao nosso país!
Em jeito de prenda de Natal, o grupo Avtovaz lançou a produção duma variante Sport mais ousada, com uma suspensão desportiva e uma nova configuração para o sistema de travagem.
A motorização também é nova mas sem ser avançada a cilindrada; o construtor adianta apenas que se trata dum motor de 16 válvulas, com a potência elevada a uns alucinantes 122 cv.
Pode parecer um número ridículo mas é uma clara evolução face aos 83 cv debitados pelo bloco de 1.7 litros, com o binário a manter-se nos 151 Nm, alcançável apenas às 5.000 rotações por minuto.
A passar estes valores às quatro rodas está uma caixa manual de cinco relações combinada com redutoras, mas devidamente reforçada para lidar com aquele aumento expressivo de potência.
Quanto à renovação estilística, pouco ou nada distingue este Lada Niva Sport de outras versões mais recatadas.
Salvam-se as jantes de 16 polegadas com um desenho específico mais moderno, um logótipo vermelho na grelha frontal e luzes auxiliares dianteiras.
As diferenças a bordo são mais nítidas, graças aos novos estofos bicolores em preto e vermelho dos bancos, que até são aquecidos, mas sem "roubar" o ar vetusto que o off-roader exibe sem complexos.
Ainda não há preços para o Niva Sport mas saiba-se que o topo de gama actualmente à venda custa pouco mais de 11 mil euros; difícil encontrar um "todo o terreno" robusto por este valor!
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?