A Lamborghini acaba de levantar o véu à sua mais recente criação, o Lamborghini Aventador S Roadster. Com estreia pública marcada para o próximo dia 11 de Setembro, durante o Salão Automóvel de Frankfurt, este modelo combina a tecnologia e a dinâmica que caracterizam o Aventador S com o prazer de condução a céu aberto.
Desde que a versão "S" do Aventador surgiu no ano passado os "fãs" da marca de Sant’Agata Bolognese queriam ver as mesmas evoluções na variante Roadster. Agora, alguns meses depois, a marca italiana fez-lhes a vontade e lançou o Aventador S Roadster.
Esta variante mantém (quase) todas as linhas e arestas do Aventador S "convencional", mas o carácter aerodinâmico foi reforçado. O grande destaque vai para os painéis de tejadilho removíveis que pesam menos de seis quilos e que podem ser rapidamente "arrumados" na bagageira da frente.
Os painéis do tejadilho podem ter um acabamento em fibra de carbono, fibra de carbono exposta e preto brilhante. Se nenhuma destas opções lhe agradar por completo saiba que pode sempre recorrer ao serviço de personalização da Lamborghini, denominado Ad Personam.
Equipado com o mesmo motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros que conhecemos da versão coupé, este Aventador S Roadster debita 740 cv de potência e 690 Nm de binário máximo. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em apenas três segundos e a velocidade máxima está fixada nos 350 km/h. São registos idênticos aos do Aventador S, algo que só é possível pelo facto da versão Roadster só pesar mais 50 quilos que a versão coupé.
Além de um sistema de quatro rodas direccionais, de uma nova geometria de suspensão e de novos modos de condução, este Aventador S Roadster conta ainda com travões cerâmicos de origem, jantes de 20 polegadas à frente e 21 atrás (montadas em pneus Pirelli P Zero) e um painel de instrumentos digital personalizável de acordo com a preferência de cada condutor.
A cor de lançamento foi desenvolvida pelo departamento Ad Personam e é denominada "Blue Aegir" (ver imagens acima), com a marca italiana a adiantar que a inspiração veio directamente do oceano. Ainda assim, existem vários tons à escolha para decorar a carroçaria e o habitáculo.
A Lamborghini confirmou ainda que o preço de venda recomendado para a Europa começa nos 313,666 euros, sendo que os primeiros exemplares vão começar a ser entregues em Fevereiro do próximo ano.