O Lancia Stratos nasceu para ganhar ralis e foi uma arma absoluta no final dos anos 70. Desenhado pela Bertone e equipado com um motor Ferrari V6, talvez seja um dos mais belos coupés de sempre. Em 2010, Michael Stoschek, um apaixonado alemão, decidiu avançar com a construção de um "novo" Stratos, que veio a ser realizado pela Pininfarina com base num Ferrari F430.
Mas, sete anos depois, foi recuperado e a Manifattura Automobili Torino, criada em 2014 por Paolo Garella, anunciou que vai produzir 25 unidades do "novo" Stratos com as mesmas características do modelo realizado em 2010 pela Pininfarina.
O "novo" Stratos vai estar pressente em Março no Salão Automóvel de Genebra, mas não há grandes detalhes e o pouco que é conhecido aguça a curiosidade: a Manifattura Automobili Torino refere que será realizado à imagem do que foi criado pela Pininfarina em 2010, mas fala em 550 cv, quando o motor V8 de 4,3 litros do F430 apenas debitava 510 cv.
Isto indica que o motor pode ser diferente. Mas, neste caso, o mais importante é a imagem original do Stratos-Pininfarina que, sendo parecido, não é igual ao modelo original que Marcello Gandini desenhou na Bertone.