A Land Rover anunciou em 2016 que ia colocar um ponto final na produção do clássico Defender, notícia que foi vista com alguma tristeza entre os fãs da marca de Coventry e em particular deste modelo, um autêntico ícone do todo-o-terreno. E se mais lá para o final deste ano a Land Rover até deverá apresentar a nova geração deste modelo, todos sabemos que vai "cortar" por completo com o "look" do Defender original.
Mas vamos por partes. Denominado Defender Works V8, é o Defender mais potente e mais rápido que a Land Rover já fez. Presta homenagem aos V8 Serie III Stage 1 criados a partir de 1979 e aos Defenders que se seguiram, incluindo a edição 50th Anniversary Edition (muito cobiçada entre os coleccionadores), e serve ainda para celebrar o 70º aniversário da fabricante com sede em Coventry.
"É óbvio que fomos capazes de explorar todo o potencial do emblemático Defender, cujas linhas admiradas continuam a ser uma imagem de marca da Land Rover mesmo 70 anos depois da sua primeira apresentação ao mundo", afirmou Tim Hannig, director da Jaguar Land Rover Classic.
Mas não se deixe enganar. Se por fora este Defender mantém as linhas clássicas que marcaram a "vida" do Defender, por dentro esta proposta é verdadeiramente radical e de alto rendimento. E para isso muito contribui o bloco V8 atmosférico de 5.0 litros que garante 405 cv de potência e um binário de 515 Nm. É certo que quem comprar este modelo não estará a pensar na velocidade máxima deste modelo ou no registo de aceleração dos 0 aos 100 km/h, mas a título informativo importa dizer que passa dos 0 aos 97 km/h em 5,6 segundos e acelera até aos 171 km/h.
Não há dúvidas de que o motor V8 é a "estrela da companhia", mas este Defender conta com mais trunfos na manga. Está equipado com uma caixa automática ZF de oito velocidades com modo desportivo, travões melhorados (para lidar com o aumento de potência e de velocidade), novo sistema de suspensão, amortecedores melhorados e barras estabilizadoras, pelo que além de andar mais rápido em linha recta este Defender Works V8 também andará melhor nas curvas.
Avançando para o habitáculo rapidamente se percebe que está todo "forrado" em couro, desde os painéis das portas até ao painel de instrumentos, passando pelos bancos desportivos com assinatura Recaro. Mas o grande destaque deste interior é o sistema de infotainment clássico que a marca fez questão de recuperar, vincando ainda mais a identidade própria desta proposta.
Deixámos o pior para o fim. É que se esta edição especial vai atrair as atenções de muitos "adeptos" da marca de Gaydon, só estará disponível para um grupo muito restrito, já que a Land Rover anunciou que só vai fazer 150 unidades, que pode contar com uma distância entre eixos de 90 ou 110, sendo que os preços arrancam nas 150 mil libras (o equivalente a 170 mil euros).