É uma lufada de ar fresco no mundo dos SUV mas agora em modo coupé com uma traseira fastback.
O novo Peugeot 3008 já abriu as encomendas no nosso país para uma gama constituída por variantes com motorizações micro híbridas e 100% eléctricas.
Proposto nos acabamentos Allure e GT, é o primeiro modelo da marca do leão a ser construído sobre a plataforma STLA Medium da Stellantis.
A aposta da marca do leão é alta: oferecer um SUV coupé elegante e dinâmico com uma larga autonomia entre carregamentos na versão totalmente eléctrica.
Com 4,54 metros de comprimento por 1,89 de largura e 1,64 de altura, dista 2,74 metros entre os dois eixos, com a bagageira a ter 520 litros de capacidade.
O coeficiente aerodinâmico atinge os Cx 0,28, o que não surpreende face ao visual massivo que apresenta.
A frente visualmente muito aguerrida comporta a nova assinatura luminosa de três garras que distingue os Peugeot mais recentes.
A versão Allure recebe ainda faróis ultra-compactos em LED, sendo de Pixel LED na variante GT.
É atrás que se percebe o cuidado tido no desenho, com a asa "flutuante" a valorizar a curvatura da carroçaria ao estilo de um fastback.
As três garras luminosas dos farolins, que são tridimensionais no GT, dão ainda mais estilo ao 3008.
O conjunto é ainda realçado pelas jantes em liga leve de 19 ou 20 polegadas com corte adiamantado.
A bordo, o condutor é brindado com o Panoramic i-Cockpit de 21 polegadas com alta resolução no acabamento GT.
Os visores head-up e de multimédia estão integrados num ecrã panorâmico encurvado, a "flutuar" sobre o painel de instrumentos.
Já o acabamento Allure comporta dois ecrãs digitais de dez polegadas justapostos num único suporte, a dar o mesmo efeito flutuante.
A gama beneficia do i-Connect de série, compatível com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
Esta experiência tecnológica é alargada no GT com o i-Connect Advanced, ao incluir o sistema de navegação conectada TomTom.
O desenho moderno do habitáculo realça a qualidade dos materiais e dos acabamentos, com os novos bancos dianteiros a serem certificados pela AGR.
Na versão GT, são ventilados com função de massagem, podendo ter apoio lombar pneumático, com o aquecimento a ser alargado aos bancos traseiros.
No domínio prático, integra 17 espaços de arrumação, num volume total de 34 litros, com a consola central a dispor de carregamento sem fios de telemóveis.
Tem um desenho mais "limpo", depois de o selector de marchas ter passado para o lado direito do volante, que é aquecido no GT.
Os comandos são novos para uma melhor ergonomia, dispondo ainda de patilhas na coluna da direcção para regular a travagem regenerativa.
Nos apoios ao condutor, pode contar-se com o Drive Assist Plus, com o sistema a recorrer a todos os sensores e às informações do sistema de navegação.
Quanto à segurança activa, dispõe das últimas evoluções tecnológicas neste campo.
A aplicação MyPeugeot para telemóveis permite ao condutor estar sempre ligado ao veículo e acederem, à distância, a diversas funções.
Nesta fase de lançamento, é proposta a versão eléctrica com um motor de 157 kW (213 cv) e 343 Nm, com a bateria de 73 kWh a "dar" até 527 quilómetros.
Com um consumo médio inferior a 17 kWh/100 km, alcança 170 km/hora de velocidade máxima, bastando-lhe 8,8 segundos para bater nos 100 km/hora.
A gama é complementada com o 3008 Hybrid, equipado com o bloco PureTech de 1.2 litros de 136 cv e 230 Nm com sistema eléctrico de 48 volts.
A esta motorização está alinhada uma caixa de seis velocidades automática que a Peugeot afirma ter características únicas.
A aceleração dos zero aos 100 km/hora faz-se em 10,2 segundos para uma velocidade máxima de 201 km/hora, e um consumo médio de 5,5 litros/100 km.
Ainda este ano chegará a versão Plug-in Hybrid com 195 cv de potência e autonomia até 85 quilómetros.
Em 2025 chegarão mais dois "eléctricos", com o primeiro de 170 kW (231 cv) a oferecer uma autonomia até 700 quilómetros com a bateria de 98 kWh.
Já o topo de gama, equipado com dois propulsores a darem tracção integral, terá 240 kW (326 cv) suportados pela bateria de 73 kWh para 525 quilómetros.
Ao "eléctrico" bastam 30 minutos para carregar a bateria até 80% em corrente contínua a 160 kW, podendo ser carregada até 11 kW em corrente alternada.
A chegada dos primeiros exemplares Peugeot 3008 Hybrid e e-3008 aos concessionários nacionais está prevista para acontecer ao longo de Maio.
Versão | Equipamento | Preço | Preço com campanha |
Hybrid 136 | Allure | 37.150 euros | 34.650 euros |
Hybrid 136 | GT | 41.650 euros | 39.150 euros |
Electric 210 | Allure | 47.150 euros | 46.150 euros |
Electric 210 | GT | 52.150 euros | 51.150 euros |
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