A CUPRA, a nova submarca da SEAT, injectou o seu ADN no Leon e levou-o a uma nova dimensão com o novo Leon CUPRA R ST, uma edição especial a pensar naqueles que procuram uma proposta ainda mais radical e ainda mais exclusiva.
O espaço útil do habitáculo e os atributos mais práticos do Leon mantiveram-se, mas a CUPRA deu-lhe um "tratamento especial" que representa um equilíbrio entre o dinamismo, o conforto e a versatilidade esperada de uma carroçaria de tipo. Porém, a maior mudança aconteceu debaixo da carroçaria, sobretudo ao nível do motor.
A alimentar este familiar radical está agora um bloco 2.0 TSI com turbocompressor que produz 300 cv de potência e 400 Nm de binário máximo. Estes números chegam para passar dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos e garantem uma velocidade máxima (limitada) de 250 km/h.
Este motor surge associado a uma caixa DSG de sete velocidades que envia a potência para as quatro rodas através do sistema de tracção 4DRIVE da marca espanhola.
Também o chassis foi afinado de acordo com as especificações da CUPRA para permitir uma velocidade superior em curva e uma maior agilidade, sendo que foram aplicadas novas afinações ao eixo dianteiro e traseiro com alteração no ângulo do camber negativo (2 graus).
Para acompanhar este aumento de potência a CUPRA montou neste Leon um sistema de escape com quatro ponteiras que garante um som mais musculado e ajuda a aumentar as emoções ao volante.
No que a visual diz respeito, é muito fácil perceber que este é um Leon especial, afinal conta com uma estética mais musculada e com um "look" bastante mais desportivo. Destacam-se as novas entradas de ar laterais com um acabamento em cobre e vários apontamentos em fibra de carbono: spoiler dianteiro, asa traseira, espelhos exteriores, saias laterais e difusor traseiro.
O habitáculo sofreu um tratamento semelhante e passou a contar com revestimentos em fibra de carbono, aplicações em cobre e acabamentos em Alcantara nos bancos tipo baquet, volante e punho da caixa de velocidades.
As entregas do novo Leon CUPRA R ST vão começar ainda no mês de Março mas ainda não há qualquer indicação de preço para o nosso país.