
















Até aqui a electrificação da Lexus resumia-se a propostas híbridas, sendo que essa era mesmo uma das bandeiras da divisão de luxo da Toyota. Mas isso acaba de mudar, já que a Lexus mostrou no Salão Automóvel de Guangzhou, na China, a versão totalmente eléctrica do Lexus UX.
Denominado UX 300e, este Lexus conta com uma imagem em tudo semelhante à das restantes variantes da família UX, sendo que a única diferença passa por um conjunto de jantes mais aerodinâmicas, para optimizar ao máximo a autonomia.
O interior também pouco ou nada mudou, com a diferença de que esta versão adoptou um novo painel de instrumentos e passou a contar com um melhor isolamento acústico.
Este modelo assenta na plataforma GA-C e tem como ponto de partida o C-HR que a marca do sol nascente vende no mercado chinês. É alimentada por um motor eléctrico - colocado em posição dianteira - que produz 150 kW de potência (equivalente a 204 cv) e 300 Nm de binário.
A Lexus não especificou os registos de performance desta versão, limitando-se a confirmar que esta variante, que conta com uma bateria de 54,3 kWh de capacidade, terá 400 km de autonomia (ciclo NEDC).
A chegada ao mercado europeu está prevista para o próximo ano, mas ainda não se sabe quando vai chegar a Portugal nem quanto irá custar em solo luso. Resta-nos aguardar…