A Citroën alarga as escolhas para o seu SUV de maior sucesso com uma solução híbrida de 48 volt.
O C5 Aircross Hybrid 136 alia um motor a gasolina 1.2 PureTech de nova geração com 136 cv e 230 Nm, a uma novel caixa automática electrificada de dupla embraiagem.
A transmissão ë-DCS6 de seis relações integra um motor eléctrico de 21 kW (29 cv) e 55 Nm.
O conjunto é suportado por uma bateria de 0,9 kWh, recarregável de forma automática em várias fases da condução, principalmente nas desacelerações.
Esta tecnologia híbrida tem na redução das emissões de dióxido de carbono e na poupança de combustível os principais trunfos.
A tecnologia Hybrid 48 volt optimiza o desempenho e o consumo de combustível do C5 Aircross Hybrid 136 com uma poupança média de 1 litro/100 quilómetros
São menos 15% de consumo face ao 1.2 PureTech 130 EAT8 em estrada ou quase 30% em cidade.
A capacidade de condução até 50% em modo eléctrico a baixa velocidade ou em manobras é decisivo para esse desempenho.
E, nas acelerações mais fortes, o motor eléctrico dá mais 9 kW (12 cv) de potência aos 136 cv originais do propulsor a gasolina.
Com apenas 129 g/km de emissões, lança para a atmosfera menos 15% de CO2 face àquela versão puramente a gasolina.
Quando comparada com a variante diesel BlueHDi 130 EAT8, a redução de gases poluentes é reduzida em quase 12%.
O Hybrid 136 completa a gama C5 Aircross electrificada, com as versões Hybrid Plug-in 180 e Hybrid Plug-In 225 já a representarem 40% das vendas totais do SUV.
O C5 Aircross Hybrid 136 ë-DCS6 mantém as mesmas características técnicas das outras variantes.
De série destaca a suspensão e bancos Citroën Advanced Comfort, nos níveis de acabamento Feel Pack, C-Series e Shine.
Todavia, o painel de instrumentos digital foi actualizado com um ecrã específico com todos os dados necessários à condução híbrida.
Entre eles contam-se o tacómetro em azul a indicar uma condução 100% eléctrica, o fluxo de energia do motor híbrido e nível de carga da bateria.
Somam-se ainda os modos de condução através do medidor de potência (Charge, Eco e Power), e a percentagem da distância percorrida em modo eléctrico no momento, assim como a média conseguida.
A entrada na gama do Citroën C5 Aircross Hybrid 136 faz-se a partir dos 39.380 euros.
A chegada aos concessionários nacionais acontece neste segundo semestre mas as encomendas abrem já esta quarta-feira.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?