Depois do MX-30 totalmente eléctrico, eis que este crossover da Mazda ganha uma variante híbrida de ligar à ficha.
Revelado esta sexta-feira mal as portas do salão automóvel de Bruxelas abriram, a nova proposta recorre a um gerador eléctrico alimentado por um motor rotativo.
A autonomia dada pela bateria chega aos 85 quilómetros, com a capacidade de usar um gerador para as deslocações de longa distância.
Chama-se MX-30 e-Skyactiv R-EV a evolução híbrida plug-in do Mazda MX-30 apresentado na capital da Bélgica.
A alimentá-lo está um novo motor rotativo que funciona como um extensor de autonomia para cortar a ansiedade eléctrica que marca o MX-30 convencional.
O pequeno bloco a gasolina de injecção directa, com 830 centímetros cúbicos, desenvolve apenas 75 cv e 116 Nm mas não é sua função mover o crossover.
Pelo contrário, à semelhança do Nissan Qashqai e-Power, a tracção dianteira é dada por um motor eléctrico com 125 kW (170 cv) e 260 Nm.
Sem ligação mecânica às rodas, o motor rotativo alimenta um gerador que gera a energia necessária para alargar a autonomia para além dos 600 quilómetros.
Um valor mais consentâneo para viagens fora dos limites urbanos, já que o modelo 100% eléctrico apenas dá uma autonomia até aos 200 quilómetros.
A bateria de iões de lítio, com 17,8 kWh de capacidade, permite uma condução 100% eléctrica até 85 quilómetros, chegando aos 110 quilómetros na cidade.
O recarregamento demora 1h40 através de uma wallbox a 11 kW, baixando para os 25 minutos se se carregar num posto de corrente contínua de 36 kW.
Está mais apostado na poupança de combustível em vez do desempenho desportivo, a que não são alheios os quase 1.800 quilos que pesa.
O Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV demora 9,1 segundos a chegar aos 100 km/hora, com a velocidade máxima a ficar limitada nos 140 km/hora.
Estes números permitem-lhe apresentar um nível de consumo em redor d um litro por cada 100 quilómetros, e emissões poluentes de apenas 21 g/km.
A nível estético, é quase impossível encontrar diferenças entre este híbrido plug-in face ao "irmão" eléctrico.
O símbolo e-Skyactiv R-EV distingue-se na porta da bagageira enquanto o emblema laranja em forma de rotor está presente nas laterais dianteiras.
As jantes em liga leve também são diferentes, com o seu desenho pensado para oferecer a menor resistência ao ar possível.
Proposto em quatro linhas de acabamento, a elas soma-se o especial Edition R que está exposto no salão automóvel de Bruxelas.
Está pintado em Maroon Rouge Metallic, numa reedição da cor do tejadilho do R360 Coupé, que foi o primeiro carro de passageiros da Mazda.
O tom escolhido acentua as formas em redor dos flancos do tejadilho, reforçado pelo preto da carroçaria e dos acabamentos interiores.
Inclui ainda outros elementos estéticos únicos, como o símbolo do rotor costurado nos tapetes e gravado nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros.
Sem data de chegada e sem preços definidos para o nosso país, na Alemanha arranca nos 35.990 euros, com o Edition R a chegar aos 45.040 euros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?