O Mazda MX-5 30th Anniversary Edition está disponível, desde esta segunda-feira, em Portugal. Esta é uma edição especial que celebra os 30 anos do "roadster mais vendido do mundo" e que recorda o modelo original, apresentado no Salão Automóvel de Chicago de 1989.
Desde essa altura já foram vendidas mais de 1 milhão de unidades e o MX-5 já atingiu o estatuto de ícone. A história deste modelo conta-se com quatro gerações distintas: "NA" em 1989, "NB" em 1997, "NC" em 2005 e "ND", a geração actual, lançada em 2015 na versão com capota de lona e um ano depois na variante RF (Retractable Fastback).
Para assinalar esta data tão importante para a fabricante nipónica, esta versão especial do MX-5 chega com uma produção limitada a apenas 3 mil unidades em todo o mundo, sendo que para Portugal serão disponibilizados apenas dez exemplares, o que a torna ainda mais exclusiva.
Esta versão conta apenas com o motor 2.0 SKYACTIV-G de 184 cv e com caixa manual de seis velocidades, tal como os "puristas" continuam a exigir.
Por fora, são vários os elementos que o distinguem de um MX-5 ND convencional, a começar na cor, denominada "Orange Racing" e que é exclusiva desta versão. Destacam-se ainda as jantes em alumínio Rays, as pinças de travões Brembo (à frente) e Nissin (atrás), ambas pintadas de laranja, e ainda os acabamentos específicos em laranja e preto brilhante.
Por outro lado, dentro do habitáculo, as atenções vão todas para os bancos desportivos com assinatura da Recaro e para a placa comemorativa numerada "30th Anniversary".
Esta versão inédita já pode ser encomendada na rede de concessionários Mazda no nosso país por um preço que começa nos 43.719 euros para a versão Soft-Top e nos 46.256 euros para a variante RF.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/