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McLaren levou o 720S ao extremo e criou o radical 765LT

18:35 - 03-03-2020
 
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McLaren levou o 720S ao extremo e criou o radical 765LT

O Salão Automóvel de Genebra até pode ter sido cancelado (por culpa do Coronavírus), mas isso não impediu a McLaren de apresentar o seu mais recente modelo da linhagem "Longtail", o 765LT. 

Criado a partir da base do 720S, este 765LT dá continuidade a uma receita que foi testada pela primeira vez em 1997, com o F1 GTR Longtail. Este modelo, tal como os restantes LT (de Longtail) da gama Super Series da marca de Woking, serve para prestar homenagem ao F1 GTR Longtail original e aposta na redução de peso, no aperfeiçoamento da aerodinâmica e claro, na potência!

Esta é, no fundo, a essência dos modelos LT da McLaren e este novo 765LT não é diferente. O desafio era grande, ou não fosse o 720S um dos automóveis mais impressionantes do seu segmento, mas este 765LT conseguiu elevar a fasquia.

Dieta rigorosa deu frutos

O McLaren 765LT passou por uma dieta rigorosa à base de fibra de carbono que o deixou com um peso seco de 1229 quilos, menos 80 quilos que o McLaren 720S e menos 50 quilos que o seu rival mais directo, o Ferrari 488 Pista.

Para conseguir esta redução drástica de peso este 765LT adoptou vários componentes em fibra de carbono, como os pára-choques, as saias laterais, o difusor de ar posterior e o spoiler traseiro (bastante mais longo). O novo sistema de escape em titânico permitiu um ganho de 3,8 quilos, ao passo que as jantes e os pneus Pirelli P Zero Trofeo R garantiram uma redução de mais 22 quilos.

Mas há mais. A McLaren abdicou do rádio (-1,5 kg) e do sistema de ar condicionado (-10 kg), trocando as superfícies em vidro por policarbonato, como nos carros de competição. E por falar em competição, importa dizer que os bancos também foram inspirados no mundo das corridas, uma vez que não passam de uma estrutura super fina em fibra de carbono.

Obrigado, Senna!

A grande estrela deste modelo é o motor V8 biturbo de 4.0 litros que já conhecemos de outros modelos da marca, mas aqui conta com uma afinação específica e com componentes "roubados" ao McLaren Senna, como é o caso dos pistões de alumínio forjado. O resultado é uma unidade capaz de produzir 765 cv de potência e 800 Nm de binário máximo, números que permitem chegar aos 330 km/h de velocidade de ponta e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos.

São números impressionantes e que colocam este 765LT como um dos modelos mais radicais da história da marca britânica, sobretudo porque apresenta uma relação peso/potência de 1.6 kg por cv.

Mas a base deste modelo assenta em muito mais do que um peso baixo e um motor mais potente, é que a McLaren também introduziu melhorias no chassis e na direcção com assistência hidráulica, tal como na suspensão. A altura ao solo foi diminuída em 5 mm e a via dianteira cresceu 6 mm. As molas são mais leves mas foram reforçadas, o que oferece uma maior estabilidade em recta e uma maior aderência em curva.

McLaren levou o 720S ao extremo e criou o radical 765LT

Aerodinâmica é peça-chave

Outro dos detalhes determinantes para o comportamento deste modelo é a aerodinâmica, que sofreu uma evolução muito significativa. Além de ajudar a colocar os 765 cv de potência na estrada, também tem efeitos positivos na aceleração e na travagem deste "monstro".

Quer o "spoiler" dianteiro quer a asa traseira foram alongados, o que juntamente com o difusor traseiro mais prolongado permitiu um ganho de 25% de pressão aerodinâmica quando comparado com o 720S. A asa traseira pode ser ajustada em três posições, sendo que além de gerar mais carga descendente também ajuda a melhorar a refrigeração do motor e a travar este 765LT.

E por falar em travagens, este 765LT também "roubou" os discos cerâmicos com pinças de travão ao McLaren Senna, recorrendo a uma tecnologia de refrigeração que a marca britânica foi buscar à Fórmula 1. A partir de uma velocidade de 200 km/h são necessários menos de 110 metros para imobilizar por completo o 765LT.

Quando chega?

Impressionante a todos os níveis, o McLaren 765LT - que começa a ser produzido em Setembro - será um superdesportivo muito exclusivo, com uma produção limitada a 765 unidades. Ainda assim, a marca de Woking optou por não revelar publicamente o preço deste modelo, detalhe que não deverá impedir que o 765LT esgote em poucos dias.

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