Aí está ele, o novo "rei" do Nürburgring para os modelos de tracção dianteira! Falamos do novo Renault Mégane R.S. Trophy-R, a variante mais pura e radical do "hot-hatch" do braço desportivo da marca francesa, a Renault Sport.
A base usada foi a do novo Mégane R.S. Trophy, que passou por uma rigorosa dieta que lhe permitiu perder uns impressionantes 130 quilos. Para isso a Renault Sport foi obrigada a usar um vidro mais fino nas portas traseiras, um capot em fibra de carbono, bancos dianteiros mais leves (da Sabelt, pesam menos 7 kg) e um sistema de escape em titânio da Akrapovic. Como se isto não fosse suficiente, ainda retirou os bancos posteriores e o limpa pára-brisas traseiro.
Mas porque esta é uma versão feita à medidas dos condutores mais puristas, a Renault Sport também trabalhou no chassis, instalou um conjunto de amortecedores Ohlins, novas molas, uma barra de torção traseira mais leve, aumentou o camber dianteiro e instalou um pacote aerodinâmico muito mais agressivo. Na lista de opcionais há ainda um conjunto de jantes em fibra de carbono.
Mas uma das maiores diferenças está, curiosamente, na ausência de um dos grandes trunfos da versão Trophy-R, as rodas traseiras direccionais. De acordo com os engenheiros da Renault Sport, esta decisão foi tomada para deixar esta versão mais radical do Mégane R.S. mais consistente a velocidades mais elevadas, sobretudo em pista.
Quanto ao motor, continua a ser o mesmo que equipa a versão normal do Trophy. Trata-se de um bloco de 4 cilindros turbo de 1.8 litros que produz 300 cv de potência e 400 Nm de binário máximo e que surge associado a uma caixa manual de seis velocidades. E ao contrário do que estávamos habituados, nesta versão não há caixa automática de dupla embraiagem opcional.
O novo Mégane R.S. Trophy-R será lançado numa série limitada de 500 unidades, todas numeradas. Mas mais exclusivas ainda serão as 30 versões equipadas com o pack "Carbono-Cerâmica", que contam com discos carbo-cerâmicos, admissão dinâmica de ar (em vez dos faróis R.S. Vision) e um conjunto de quatro jantes adicionais em carbono com coberturas individuais com o logo "Trophy-R Carbon".